Oba! Já temos um nome para a nossa turma!

O processo de escolha do nome da turma no 1º Período (turno da tarde) aconteceu de uma forma muito tranquila. Ao conversar com o grupo sobre o assunto, as crianças relataram que, no ano passado, quando ainda eram do Maternal III, elas faziam parte da Turma do Lobo. Então perguntei elas se desejavam continuar com esse nome ou se gostariam de escolher um nome novo para este ano. A resposta foi unânime. Todas as crianças queriam uma votação para escolher um nome novo para o grupo.

No Recreio, as crianças são estimuladas a desenvolver a autonomia e a construir a própria identidade por meio de diversas atividades. Escolher o nome da turma em que estarão inseridas ao longo do ano é uma delas. O processo que envolve a escolha do nome passa por uma série de acontecimentos até a decisão do grupo. No caso da nossa turma, as crianças deram várias sugestões de nomes e depois participaram de uma votação para definir o nome que querem ser chamadas coletivamente. Ao final, o nome escolhido pelo grupo foi Turma da Fantasia.

foto10

Depois de passar por essa etapa, as crianças também fizeram desenhos para representar o nome escolhido. O grupo estava muito animado quando foi convidado a fazer uma “identidade visual” para a turma. Para escolher o desenho, as crianças tiveram que fazer duas votações, pois, na primeira, dois desenhos ficaram empatados.

foto10_2

A Turma da Fantasia se divertiu muito durante todo o processo. Agora já temos um nome e uma marca para nossa turma!

Um abraço!
Professora Júlia Cury

foto10_1