TURMA DO RAIO… DE QUÊ? ⚡

Durante as primeiras semanas de aula, as crianças participaram de algumas rodas de conversa, com a professora Débora, em que discutiram a importância da escolha de um nome para a turma. Todo o processo que envolve essa escolha é importante, pois, dessa forma as crianças definem uma identidade como grupo.

Em uma dessas rodas a professora Débora perguntou às crianças se elas tinham sugestões para apresentar e uma delas sugeriu o nome Turma do Raio. Quase todos do grupo gostaram da ideia, mas uma criança sugeriu o nome Turma da Lua, pois ela não havia gostado da sugestão anterior.

A professora perguntou também se alguém tinha outro nome para sugerir, mas quase todos queriam mesmo Turma do Raio. Então ficou definido que haveria uma votação para que as crianças pudessem escolher entre Turma do Raio e Turma da Lua. Cada criança teve um momento para votar e justificar a sua escolha. Como era esperado, a maioria optou por Turma do Raio.

Ao assumir a turma, no mês de março, perguntei às crianças se elas já haviam escolhido um nome para o grupo e logo elas responderam em coro:

— Somos a Turma do Raio, Alci!

— Que nome lindo! E qual raio vocês escolheram? – perguntei.

Nesse momento o grupo começou uma discussão, pois cada criança tinha uma referência diferente de raio. Algumas disseram que era raio de sol, outras pensaram ser um raio da chuva, outras acharam que era raio de eletricidade. E ainda tiveram aquelas que imaginaram o raio do super-herói Flash.

Então propus uma nova votação para escolhermos qual o tipo de raio que representaria a nossa turma. Para iniciar a nova votação discutimos, com base na experiência do grupo, o que é e para que serve cada instrumento em uma eleição, como o voto, a cabine e a urna. No momento em que o grupo entendeu um pouco sobre estes instrumentos, a discussão evoluiu para o tipo de material que poderíamos usar no processo de votação.

— Podemos usar os palitos de picolé para votar.

— Você faz o desenho, Alci.

— A mesa pode ser a cabine. A gente cobre ela com um pano bem grande.

— Não! É cabine igual à do vigia. A mesa com pano vira caverna.

Depois de ouvir todas as sugestões, disponibilizei alguns materiais para que as crianças pudessem experimentar a melhor forma de executar a construção. Com tudo pronto, iniciamos a nossa votação. E, assim, Turma do Raio de Sol foi o nome vencedor.

O nome já está definido, mas a conversa sobre os raios não parou por aí. Em breve mais notícias sobre este assunto que está rendendo muito por aqui.

Um Abraço!

Professora Alcione Aguiar – 1º e 2º Período (manhã)

Fotos: Alcione Aguiar

127649_0f4befc4-f31b-404c-ad23-6510eeeb885b

127650_412e8a95-118f-4495-b78d-da0bf5401c5a