Na educação Infantil, precisamos mostrar para as crianças que o faz de conta é uma das formas delas explorarem o que vivenciaram, procurando entender o que aconteceu ou como as coisas se dão, tanto afetiva como cognitivamente. Ao contar uma história, é possível perceber os diferentes níveis de emoção e participação, de acordo com a idade das crianças.
Segundo Costa, Silva:
“No faz de conta a criança aprende a dominar regras, trabalhar suas emoções, seus medos. Ela experimenta diferentes papéis” (2005, p. 100).
Por isso, todos os dias na Turma do Pintinho, através de votação, as crianças escolhem a história que será lida ou contada em sala. Esse momento mágico faz parte da nossa rotina semanal e os pequenos já conseguem indicar as histórias que serão votadas.
No começo, duas histórias faziam parte da votação. Agora são três, pois como as crianças tiveram acesso a muitas opções de livros, com histórias e propostas variadas, o gosto dos pequenos curiosos tem se modificado.
Ao incentivar a turma a explorar o faz de conta e a imaginação, ajudamos as crianças a perceber o mundo como ele é, tanto concreto como simbolicamente.