Que alegria! A primavera chegou!

Desde o início do mês de setembro, a Turma do Sol tem falado muito sobre a primavera. Tudo começou quando toquei no assunto em sala de aula e as crianças ficaram curiosas com essa estação encantadora. As meninas ficaram muito empolgadas com o tema. Então decidi apresentar ao grupo o poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, e fazer uma visita ao jardim do Recreio com a turma, já que a primavera é a estação mais florida do ano e as crianças, em geral, associam as duas coisas.

E lá se foram as meninas entusiasmadas para o jardim. Infelizmente naquele dia as flores da estação ainda não haviam nascido, mas, para nossa surpresa, fomos recepcionadas por uma lagarta. Foi aquela festa! As crianças ficaram um bom tempo observando a lagartinha se deslocando de um lado para o outro. Algumas demonstravam um pouquinho de medo quando o bichinho se aproximava, porém, mesmo com receio, estavam encantadas com a lagarta.

Ao passar pelo jardim, a coordenadora Fátima parou para ver o que estávamos olhando e resolveu pegar a lagartinha para observarmos mais de perto. As meninas se aproximaram e observaram a lagarta mais um pouquinho. Depois tentamos devolvê-la para o jardim, mas ela insistia em nos acompanhar. Por fim, colocamos a lagarta na parede da Escola e ela subiu, em busca de uma nova moradia.

Combinei com as crianças que no dia seguinte voltaríamos para observá-la novamente e voltamos para a sala. No caminho, me lembrei que no pátio da cozinha há um jardim suspenso. Decidi levar a turma até lá e, quando estávamos admirando as flores, uma das crianças tentou arrancar as flores do vaso. Nessa hora conversei com o grupo sobre os cuidados que precisamos ter com a natureza. De repente fomos surpreendidas pela Da Graça, cozinheira do Recreio, que nos observava atentamente.

— Esse jardim é da Laurinha! – comentou.

As crianças ouviram com atenção e foram alegres para a sala de aula. No dia seguinte, voltamos ao jardim suspenso e encontramos a Laura, a “Laurinha” que a Da Graça citou. Ela nos contou como cuida das plantinhas e explicou para as crianças que as flores daquele jardim são chamadas de orquídeas. Essa descoberta foi sensacional, pois as crianças aprenderam que, assim como elas, as flores também têm nomes.

O assunto não para por aqui, aguardem as novidades!

Abraços floridos da Turma do Sol!
Professora Antônia Gomes

visita ao jardim 3a

Conhecendo o jardim suspenso1a