A investigação sobre as casas da Turma da Fantasia anda de vento em popa! As famílias participaram enviando materiais de pesquisa e estamos lendo uma a uma. Já sabemos o que são palafitas, ocas, casas de pau a pique, entre outras. Vimos casas diferentes, com formatos de guitarra, globo terrestre e com temas interessantes como Hello kitty. Mas o tipo de casa que mais chamou atenção das crianças e gerou muitos questionamentos foi o iglu.
— Será que iglus podem ser construídos em qualquer lugar do mundo? – perguntei.
— Podem sim, Dedete! É só trazer o gelo do Polo Norte!
— Mas será que ele não derrete? – continuei.
Por um momento a sala ficou em silêncio…
— Dedete, tem supermercado lá no Polo Norte? – perguntou uma das crianças.
— Não! Os esquimós vêm aqui no Brasil pegar as comidas e fazem a comida na fogueira! – afirmou outra criança.
Então continuei instigando o grupo e perguntei se a comida não estragaria no caminho, já que o Polo Norte está muito distante. Essa indagação gerou muitas perguntas sem respostas e várias hipóteses, mas sem nenhuma certeza. Na conversa também surgiram afirmações como:
— Eles têm luz somente dentro do iglu! Lá não tem sol porque o sol pode derreter o gelo!
— Então lá só tem noite? – perguntei.
Mais um momento de silêncio…
Como o assunto rendeu muito em nossa roda de conversa, resolvi perguntar para as crianças se elas gostariam de investigar um pouco mais sobre o tema, inclusive, sobre os esquimós – como e onde vivem.
— Legal Dedete! Mas já sabemos que lá tem pinguins e ursos polares!
— E também queremos saber mais sobre as palafitas.
A partir daí sugeri que as crianças buscassem outras informações sobre o tema e expliquei que, caso elas ainda tenham interesse, podemos pesquisar também sobre as palafitas.
Agora, temos mais temas para nossa pesquisa e contamos, como de costume, com a contribuição das famílias para nos ajudar a tirar todas essas dúvidas.
Professora Dedete Bentes