ENSINANDO A APRENDER.
O papel do educador
No Recreio, a criança é concebida como sujeito ativo na produção do conhecimento. Participa da organização da rotina de cada dia, da elaboração de algumas tarefas empreendidas em sala de aula, compartilha os objetivos do estudo, assumindo responsabilidades e tornando-se, enfim, um verdadeiro agente do seu crescimento.
O professor tem o papel de mediador nesse processo, trabalhando com temas e elementos da cultura ligados ao universo de interesse das crianças para tecer seu planejamento de aula. Estabelece, assim, uma relação de complementaridade com seus alunos. Para se relacionar com eles, o educador ao invés de impor sua forma lógica de pensar, valoriza os esquemas de pensamento próprios da criança e suas hipóteses de compreensão dos fenômenos. Instiga sua curiosidade, estimula sua imaginação. Assim, todo o tempo o professor está atento ao que as crianças dizem e expressam espontaneamente: tudo pode ser uma oportunidade de aprendizado.
O papel do educador
Assim como a criança está envolvida em um processo constante de aprendizagem, o educador também está permanentemente construindo e reconstruindo seu saber.
Acreditando que o que pode garantir aos professores confiança e autonomia no ato de ensinar é uma formação contínua, que envolve tanto aspectos profissionais como pessoais, a Recreio considera as seguintes atividades:
– Reuniões semanais para que a equipe possa aprofundar conceitos, estudar novos temas, discutir a prática, socializar projetos em andamento, planejar e avaliar os processos de ensino e oportunidades de aprendizagens.
– Encontros semanais com a coordenação, nos quais os profissionais realizam uma análise supervisionada de sua prática de sala de aula: projetos de estudo das crianças, planejamentos semanais, novas propostas e intenções.
– Cursos organizados pela própria Escola Recreio, ministrados por profissionais de diferentes áreas.