Em julho, o Recreio dá continuidade ao projeto TEM MAIS, iniciado em 1999, com uma feira para a divulgação, exposição e venda de produtos e serviços. A participação é aberta à “comunidade Recreio” (profissionais da Escola, pais de alunos e ex-alunos, além de familiares e amigos) e, mais uma vez, o evento é um sucesso.
2001
O Recreio passa por uma nova reforma, para ampliação e criação de salas de aula e de novos espaços de lazer. As crianças ganham uma nova biblioteca, uma sala de artes e uma fonte para brincar. Além disso, a Escola coloca toldos para os dias de chuva, deixa a secretaria mais espaçosa e modifica a entrada, com um novo passeio e um portão mais seguro.
2002
O Recreio passa a oferecer cursos e oficinas extracurriculares, para alunos, ex-alunos e alunos de outras escolas, como teatro, inglês, culinária e capoeira. O projeto também leva o nome de TEM MAIS.
2003
Um ano de muita emoção! O Recreio comemora seu 25º aniversário com uma grande festa, que reúne pais, alunos, ex-alunos, profissionais e amigos. Na ocasião, também é lançado o site da Escola, onde o Recreio compartilha sua experiência e visão da educação, através de um conteúdo rico e diversificado, que atende aos interesses específicos de cada público.
2004
O Recreio participou da 1ª Gincana do Agasalho, idealizada pelo Servas. As famílias abraçaram a causa com muito entusiasmo e conseguiram arrecadar 1130 agasalhos. A Escola recebeu o Certificado de Escola Solidária.
Com o intuito de estimular o hábito da leitura, a Escola promoveu a Feira do Livro, com a realização de diversas atividades e a presença de autores e contadores de história. Foi divulgado, no evento, o programa nacional “Quero Ler – Biblioteca para todos” e a participação das famílias na doação de livros foi bastante significativa, com a coleta de mais de 800 livros.
2005
Com a participação da direção, coordenação e professores construímos o nosso Planejamento Estratégico estabelecendo metas e ações e definindo nossa missão e nossos valores.
2006
Toda a Escola se envolveu no projeto “Recreio e Favela Bela – uma parceria solidária”. Investimos na criação de objetos que foram revertidos em cimento, areia e tinta contribuindo assim, para colorir a vida de algumas pessoas da nossa cidade.
A construção da cobertura do pátio de cimento e a reforma da cozinha foram importantes realizações que aumentaram o espaço de aprendizado das crianças e possibilitou o fornecimento de lanche e almoço para os alunos.
Foram implantados os horários integral e flexível, permitindo a ampliação do tempo de permanência da criança na Escola.
2007
Em comemoração ao Dia do Vizinho, o Recreio distribui baguetes fresquinhos nas residências dos bairros São Bento, Santa Lúcia, Luxemburgo e Vila Paris, com o objetivo de estreitar, ainda mais, os laços da Escola com a comunidade.
Desde 2007, o Recreio participa da campanha Natal Solidário dos Correios envolvendo as famílias e a equipe.
A turma do primeiro ano desenvolveu o projeto inspirado na Mitologia Grega que culminou em uma peça teatral encenada pelos alunos no encerramento de um ciclo de trocas e crescimento vividos dentro da Escola.
No final do ano, a equipe planejou o funcionamento do Ensino Fundamental que poderia se estender até o terceiro ano.
A partir deste ano, o Recreio tem preparado uma manhã especial de sábado, para comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais, oferecendo oficinas de maquiagem, estúdio fotográfico, massagem, música, história, modelagem, gincana, jogos, confecção de pipa e outras, proporcionando uma vivência lúdica, com sabor de infância, dos pais com seus filhos. O mesmo evento foi preparado com muito carinho para comemorar o Dia do Educador.
Uma nova maneira de comunicação com as famílias foi instituída na Escola, por intermédio do portfólio, que, além de ampliar o nosso diálogo com as famílias, permitindo um acompanhamento mais de perto do processo de construção do aprendizado das crianças, tem contribuído com o processo de avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo.
Novas tecnologias foram usadas para ampliar nossa prática pedagógica. Foi criado o blog do Recreio, com um link no site, possibilitando maior interação com as famílias.
2008
Em comemoração aos 30 anos da Escola, promovemos as seguintes ações:
– O vídeo institucional: “Difícil de entender, fácil de sentir, sonho de criança, magia do jogo, coisa de gente pequena, coisa de gente grande, brincadeira muito séria de Recreio!”.
– O Dia do Amigo – Para comemorar a data, um grupo de mais de 110 voluntários formado por educadores do Recreio, das creches e escolas do Aglomerado Santa Lúcia, do Grupo de Instituições Solidárias (GIS), do Museu de Artes e Ofícios, pais e mães de ex-alunos e ex-alunos da Escola, esteve na Praça da Barragem Santa Lúcia, munidos de uma enorme brinquedoteca e de um desejo enorme de partilhar uma manhã de alegrias.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte presta uma homenagem à Escola em reconhecimento aos relevantes serviços educacionais prestados.
Em 2008, teve início do projeto de turno integral Recreio Dia Inteiro. Esta proposta associa diversão e aprendizado, oferecendo muitas atividades como: projetos de ciências e de história, oficinas de arte e diversas atividades lúdicas.
2009
O Recreio iniciou uma proposta curricular diferenciada com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse mesmo ano, houve também a primeira Mostra Virtual de Arte da Escola, que teve como destaque o processo de criação das crianças nas atividades de arte desenvolvidas em sala de aula.
Foram criados os blogs das turmas de 1º e 2º períodos e 1º ano, com o intuito de aumentar a participação dos pais no processo de aprendizagem vivido pelas crianças.
Além disso, a equipe do Recreio participou de uma confraternização no Instituto Inhotim. Logo após um delicioso café da manhã, todos puderam apreciar as obras de arte contemporânea e o maravilhoso jardim botânico.
2011
A comunicação externa do Recreio ficou mais eficiente com a implantação da ferramenta de e-mail marketing, da participação no Facebook e da reformulação da agenda.
A professora Alcione Gomes Aguiar publicou seu projeto “Bicos e Bocas” na revista Presença Pedagógica, e “Arte com sentido” na Revista do Professor. A professora Alexandra Ramos também publicou seu projeto “Os dinossauros” na Revista do Professor.
Foi realizada uma Pesquisa de Satisfação com os pais. De uma amostragem de 80% de famílias, 98,6% recomendariam a Escola e a indicaram como excelente ou ótima. Os principais motivos que levaram a esse resultado foram a proposta pedagógica, a localização, a qualidade dos profissionais e do atendimento.
Visando a formação continuada dos profissionais, aconteceu um encontro da equipe de professores com Flávia Lamounier, com foco na relação entre espaço escolar e as interações sociais.
A Escola realizou com as crianças e suas famílias o projeto “Prazer em Ler”, que teve como propósito divulgar e incentivar o prazer que a literatura pode proporcionar. O sábado cultural envolveu toda a comunidade escolar em diferentes oficinas literárias. O passaporte de entrada foi a doação de livros de literatura infantil que, depois, foram distribuídos pelos alunos e profissionais da escola em locais públicos.
A escola passou por melhorias na infraestrutura, como revitalização da sala de artes, reforma da área de serviço, sala da administração/diretoria e o almoxarifado, além da aquisição de novos equipamentos. Os alunos ganharam novos espaços de brincadeiras como o parquinho e mini-arvorismo.
2012
O Arraiá do Recreio, tradicional festa junina que reúne as famílias e amigos, teve como tema a Festa do Boi, em 2011, homenageou Luiz Gonzaga, em 2012, e em 2013 comemoramos os 35 anos da Escola com uma festa especial que resgatou a história das nossas festas juninas.
As Mostras de Arte continuam sendo um sucesso. Em 2012 o tema foi o Folclore com a participação de toda a Escola e em 2013 a homenagem é ao centenário de Vinícius de Moraes.
O Recreio Dia Inteiro continua oferecendo a possibilidade de permanência da criança na escola por mais tempo visando sua formação integral e proporcionando maior segurança às famílias. Com atividades diversificadas no turno da manhã, oficinas de Capoeira, desenvolvimento psicomotor, Música, Artes Cênicas, almoço na Escola e aulas, normalmente no turno da tarde.
A Praça Carmo Couri, adotada pela Escola em 1993 no programa Adote o Verde, ganhou novas flores, bancos e pisos reformados e ficou mais agradável!
Criação da campanha para a diminuição do uso de copos descartáveis, trocando-os por garrafinhas de água distribuídas a todos os alunos e equipe da Escola.
O Projeto “Seu Meu Nosso” recebe o apoio do Recreio e consiste numa Feira de Troca de Livro, onde era possível trocar um livro de literatura em bom estado de conservação por outro livro à escolha do leitor. Simples assim!
Participação de duas professoras da equipe no Encontro de Intercâmbio com o Colégio Aletheia da Red Solare em Buenos Aires. O encontro teve como tema o espaço como construção de sentido e as transformações sobre o ambiente no projeto educacional, uma abordagem pedagógica de Reggio Emilia.