O Recreio inicia a inclusão de crianças com deficiência em salas de aula regulares e assume o desafio de oferecer a essas crianças estímulos variados, buscando ampliar suas oportunidades no estabelecimento de diferentes vínculos afetivos e sociais e favorecer seu desenvolvimento emocional e psicomotor.
Em 1982, inaugura sua sede própria, em uma área de 1.102 m2 na divisa com a mata do Mosteiro Nossa Senhora das Graças, uma área verde preservada, com animais, árvores nativas e frutíferas. A construção é realizada cuidadosa e especialmente para empreender um trabalho de qualidade em educação infantil.
A sugestão de atendimento à educação fundamental é estudada em diferentes ocasiões, mas a direção decide focar seu trabalho nas crianças de até sete anos, pela convicção da necessidade de se investir em uma especialização no período mais importante da formação do ser humano. No Recreio, esta criança não é vista como uma pequena pessoa sem capacidades, ou uma promessa de futuro desprovida de valor atual. Ao contrário, é um interlocutor, um produtor cultural, que participa sentindo, pensando, agindo, criticando e questionando.
A primeira reforma acontece, em 1986, com a ampliação das salas de aula e da área de lazer. E, no final dos anos oitenta, iniciamos a prática e formação dos profissionais em Psicomotricidade Relacional.
A Escola completa 10 anos e comemora com uma festa de aniversário emocionante, além de uma coletânea de textos de ex-alunos, ex-professores e pessoas que, de uma forma ou outra, participaram da história do Recreio.