Finalmente chegou o dia de escolhermos um nome para a bruxa!
Coincidência ou não, na semana da eleição também teve votação na turma do Arco-íris.
Iniciei a conversa explicando para as crianças que faríamos uma votação, assim como estava acontecendo no nosso país.
Depois que elas deram sugestões de nomes para a bruxa, em uma roda de conversa expliquei que a forma mais democrática para escolhermos um nome seria por meio de votação. E elas concordaram.
E disse mais: o voto seria secreto!
Imediatamente uma criança indagou:
— Se-cre-to???
Confesso que achei sensacional a espontaneidade e, claro, a curiosidade! Foi surpreendente!
Então prossegui com a conversa:
— Sim, pessoal, o voto será secreto! Querem saber? Já temos um bom motivo para uma pesquisa. Antes quero saber: o que vocês acham que significa a palavra secreto?
Pouco a pouco, cada criança foi se posicionando diante da questão:
— É quando uma pessoa não conhece e fica em um lugar secreto.
— É um lugar diferente que ninguém sabe.
— Quando é secreto, não dá para achar o que escondeu.
— É onde ninguém sabe.
— E ninguém conhece lá.
— É igual esconde-esconde “de brinquedo”.
— É igual uma caça ao tesouro e isso é secreto!
Precisa de mais alguma explicação? Amo tudo isso.
A curiosidade é a mola que impulsiona a investigação e a pesquisa. Por isso, a cada fala das crianças, mais estímulos.
Pesquisamos no Google o significado de SECRETO e encontramos as seguintes explicações:
1. Que se conserva oculto; ignorado, escondido.
2. Não aparente; colocado de maneira que não seja visto.
Ou seja, tudo que foi dito pelas crianças.
— Viram? Todos vocês estão certíssimos!
Ainda em roda, por meio de uma brincadeira da qual as crianças já estão acostumadas, fizemos o sorteio de quais delas fariam os desenhos para representar cada nome sugerido. Dessa forma, a identificação dos nomes na hora da votação seria mais fácil. E o grupo acompanhou todo o processo.
PREPARANDO AS URNAS…
Cobrimos as mesas das salas com panos e as transformamos em urnas. Cada nome e seu respectivo desenho foram colocados em uma urna. Junto coloquei um canetão para que as crianças pudessem marcar o voto.
Uma a uma, as crianças foram encaminhadas às “urnas” para que pudessem escolher livremente.
Tivemos que realizar duas rodadas de votação, pois deu empate na primeira rodada. Os nomes Lila e Oli receberam dois votos cada e foram eliminados. Os nomes Laura e Olinda receberam três votos cada e, por isso, foram para a segunda votação. Dessa vez entreguei palitos de picolé para as crianças depositarem sobre o nome preferido.
Ao final, para a surpresa de todos, Olinda foi o nome escolhido pela maioria.
Essa foi uma experiência muito enriquecedora. Quanto envolvimento, quantas linguagens envolvidas e quanto aprendizado!
Viva a Olinda!!!
Viva as crianças!!!
Um abraço!
Professora Antônia Gomes
Fotos: Antônia Gomes e Giselle Baeta
Vídeo: Giselle Baeta