Uma das atividades realizadas com o grupo no início do ano, logo que as crianças retornaram das férias, foi rever o portfólio da turma do ano anterior.
Em roda, as crianças contaram eufóricas, os detalhes dos acontecimentos do ano passado registrados no portfólio. Nessa conversa, descobrimos que a turma tinha um nome: Turma do Sapo. E, aproveitando a oportunidade, perguntei para as crianças se elas gostariam de dar um nome para a nossa turma também. Imediatamente, várias crianças responderam que sim. Foi assim que demos início ao processo de escolha do nome da turma.
No dia seguinte, retomei o assunto com as crianças e perguntei o que elas gostariam de fazer, se queriam continuar como Turma do Sapo ou se queriam escolher um nome novo. Uma das crianças logo disse que deveríamos escolher um nome novo sim, pois, afinal de contas, ela “não é mais um bebê né”? Outra criança se manifestou dizendo que sim porque temos um colega novo na sala e ele não era da Turma do Sapo. Mas teve quem afirmou (categoricamente) que não era para mudar o nome porque gosta muito da Turma do Sapo.
A partir dessa conversa, propus então para as crianças uma primeira votação para decidirmos se continuaríamos como Turma do Sapo ou se escolheríamos um novo nome. Com essa votação, todos poderiam opinar e a decisão seria de acordo com a escolha da maioria. E assim o fizemos. A maioria decidiu que gostaria de escolher um nome novo para a turma.
Resolvida essa questão, as crianças começaram a sugerir novos nomes para a turma e a lista foi bem extensa:
— Turma da Frozen;
— Turma do Homem Aranha;
— Turma da Borboleta;
— Turma da Joaninha;
— Turma do Sapato;
— Turma das Crianças;
— Turma da Formiguinha;
— Turma do Cachorro;
— Turma do Peixinho;
— Turma da Rapunzel;
— Turma do Batman.
Depois de alguns dias (e muitas conversas) chegamos à conclusão de que nomes de personagens como Frozen, Batman, entre outros, não seriam uma boa ideia, já que cada criança gosta de um personagem diferente e, por isso, não iríamos conseguir escolher um que agradasse a todos.
Mesmo retirando das opções os nomes de personagens, ainda assim a lista de sugestões estava bem grande. Então expliquei para as crianças que precisávamos fazer uma nova votação e eliminar os nomes menos votados para reduzir essa lista. Dessa forma, conseguimos chegar a apenas quatro nomes: Turma da Joaninha, Turma da Formiguinha, Turma das Crianças e Turma da Borboleta.
A partir daí, preparamos uma mesa de votação com os desenhos que representavam os nomes finalistas e iniciamos uma votação “secreta”, ou seja, nenhuma criança poderia ver o voto do colega. Para votar, cada criança depositou um palitinho ao lado do desenho do nome escolhido. Finalizada a votação, começamos a contagem dos votos. Depois de muita ansiedade, chegamos a um resultado. A sugestão mais votada foi Turma da Formiguinha.
Pronto! Agora a turma do Maternal III já tem um nome!
As crianças ficaram muito felizes e comemoram bastante o resultado!
Professora Marcella Grigorini