Todos os anos as crianças do Recreio escolhem um novo nome para a turma. Geralmente esse processo acontece após o período de adaptação, quando a professora passa a conhecer melhor o grupo e identifica as preferências dos seus alunos por determinadas brincadeiras, músicas e atividades.
Após a adaptação, as crianças também passam a se sentir mais seguras, a interagir mais com os colegas, a se relacionar melhor e a brincar, sempre respeitando o outro.
O tempo todo as crianças são incentivadas a participarem da escolha das atividades, brinquedos e brincadeiras, pois, assim elas são estimuladas a desenvolverem a autonomia e o sentimento de pertencimento ao grupo, ao espaço, ao ambiente escolar.
Para escolhermos um nome para nossa turma, primeiro expliquei para as crianças a importância deste nome e todas ficaram muito envolvidas. Afinal, é com este nome que o grupo será identificado nos deslocamentos pelo Recreio ao longo do ano.
No processo de escolha do nome da turma, normalmente todas as crianças dão sugestões e, juntas, chegam a um consenso de quais nomes têm o perfil do grupo. Depois de selecionadas as opções que mais têm a ver com a turma elas votam no nome preferido e, claro, o mais votado passa a ser a identidade daquele grupo.
Na nossa turma não foi diferente. Depois de várias ideias apresentadas em roda chegamos a uma lista com os seguintes nomes:
- Turma da Baleia
- Turma da Girafa
- Turma dos Bichos
- Turma do Lápis
- Turma dos Príncipes e Princesas
- Turma das Cores
Realizamos a votação utilizando círculos com o nome de cada criança. Para votar, as crianças colaram o círculo com o próprio nome na frente da imagem que representava a opção escolhida. A colagem foi realizada em uma folha especialmente preparada para isso.
Turma dos Príncipes e Princesas recebeu seis votos e foi o nome vencedor!
Perguntei ao grupo o porquê da escolha e algumas crianças responderam:
— Adoro assistir filmes de princesas.
— Eu sou um príncipe!
— Eu adoro ser a princesa Elza e a princesa Ana.
Acredito que essa escolha possa ter influenciado também nas escolhas das brincadeiras de faz de conta durante a Vivência (Psicomotricidade Relacional), pois este é um momento em que cada criança cria seu próprio personagem e entra no mundo da imaginação.
E aí? Gostaram do nome da turma?
Abraços!
Professora Stefania Navarro
Fotos: Stefania Navarro