O processo de escolha do nome da turma é repleto de atividades que sempre deixam as crianças muito envolvidas. É muito importante para a formação da identidade do novo grupo que está se formando e evolvente até mesmo quando as crianças continuam com a mesma turma do ano anterior. Isso acontece porque ao iniciarmos um novo ano, com uma nova professora e o amadurecimento das crianças, esse grupo de alguma forma é ressignificado.
Este ano iniciamos esse processo de uma forma um pouco diferente, já que as aulas estavam acontecendo de maneira remota. Mesmo à distância, tivemos conversas diárias sobre o tema.
Primeiro falamos sobre a importância que os nomes têm nas nossas vidas. Imagina se cada um pudesse chamar determinada coisa do nome que escolhesse? Também relembramos dos nomes das turmas anteriores e, assim, o assunto foi sendo introduzido para as crianças.
Depois de algumas conversas, propus que escolhêssemos um nome para essa turma e imediatamente algumas ideias começaram a surgir. Com as opções que foram surgindo, conversamos um pouco mais sobre a importância de o nome ter a “cara” de todas as crianças do grupo. Depois eliminamos algumas sugestões e iniciamos as votações. A partir daí as opções menos votadas também foram sendo eliminadas.
Quando chegamos a apenas duas opções, Turma do Amor e Turma da Alegria, tivemos uma excelente notícia: as aulas presenciais iriam voltar. Sugeri então que concluíssemos a votação já no Recreio e, claro, as crianças adoraram a ideia.
Assim que passou a euforia do retorno retomamos o assunto. Contei para as crianças que não frequentaram as aulas online sobre tudo que já havia acontecido e, para a minha surpresa, uma das crianças apresentou uma nova sugestão:
— Marcella, por que a nossa turma não pode se chamar Turma do Recreio?
E logo outra completou:
— É, Marcella, vamos chamar de Turma do Recreio Alegre!
Eu adorei a ideia, mas disse que precisávamos consultar os outros colegas também. Dessa vez não foi necessária nenhuma votação, já que todas as crianças que estavam em sala concordaram e disseram que queriam o nome Turma do Recreio Alegre. Então lembrei ao grupo de que precisávamos consultar também as crianças que não estavam participando das aulas presenciais.
Contei para essas crianças que seguem assistindo as aulas online tudo que havia acontecido. Uma delas adorou e concordou com a ideia, a outra não concordou e ainda deu uma nova sugestão: Turma do Sapo. Então expliquei que levaria a nova ideia para o restante do grupo e faríamos mais uma votação.
Votação feita e quase que por unanimidade chegamos a uma decisão. A nossa turma este ano vai se chamar Turma do Recreio Alegre.
As crianças ficaram muito felizes! Elas até contaram muito empolgadas para a Alice, psicóloga da escola, que chegou em nossa sala no momento da decisão. A Alice disse que adorou o nome e que, inclusive, nossa turma estava muito chique porque tinha nome e sobrenome. As crianças ficaram muito orgulhosas da escolha e iniciamos, assim, uma longa conversa sobre nomes e sobrenomes.
Depois eu contei tudo que havia acontecido para as crianças que estão assistindo as aulas online e a reação não foi diferente, conversamos por um bom tempo sobre o tema. A escolha do nome já está rendendo bons frutos para essa turminha e com certeza é a cara desse grupo, que sente tanto amor pelo Recreio e é extremamente alegre!
Um abraço!
Professora Marcella Grigorini
Fotos: Marcella Grigorini