A escolha do nome da turma é um processo importante para as crianças, pois o nome escolhido representa o grupo durante o ano todo. As crianças da nossa turma estão juntas desde o ano passado e apresentam algumas características de grupo. Observando essas características no dia a dia, e participando ativamente de todas as atividades, conseguimos perceber o interesse das crianças por algumas brincadeiras.
Todos os dias, quando as crianças chegam em sala, elas encontram diferentes propostas de ambientação, como brinquedos de salão de beleza, encaixe, carrinhos, toquinhos, ferramentas…
Mas a ambientação preferida da turma é a da brincadeira de casinha, com bonecas e panelinhas. As crianças cuidam dos “bebês”, os cobrem com tecidos, cuidam da “casa” e fazem “comidinhas” com bastante carinho. E no dia em que ambientação não é de casinha, logo perguntam:
— Flavinha, por que hoje não tem bebês e panelinhas?
— Depois a gente pode brincar de casinha com os bebês?
Outra coisa que percebemos é que a turma gosta bastante da canção que antecede o momento da história, a música da tartaruguinha. Ao ouvirem essa música, as crianças já sabem que está na hora da história e cantam a canção com muito entusiasmo. E elas gostam tanto que, de vez em quando, cantamos a música duas vezes, antes do início da história.
— Flavinha a gente pode cantar de novo?
A partir dessas preferências do grupo, sugerimos para as crianças dois nomes para turma: Turma da Tartaruga e Turma da Casinha. Após uma conversa sobre o que significaria dar um nome para a turma, fizemos uma votação e cada criança escolheu o nome que mais lhe agrada. O nome escolhido pela maioria foi Turma da Casinha.
Já com o nome definido, as crianças fizeram, com alguma ajuda, um lindo trabalho de colagem e pintura que vai caracterizar a marca da Turma da Casinha!
Um abraço!
Professora Flávia Del Cantoni