A escolha perfeita… ❤️

Este ano as crianças voltaram das férias muito animadas e logo no primeiro dia já queriam escolher um novo nome para a nossa turma.

Chamei o grupo para uma conversa e pedi para pensarmos no assunto com mais calma, já que essa era uma decisão muito importante. Um pouco contrariadas, as crianças aceitaram a sugestão, mas diariamente me cobravam perguntando se já podíamos voltar ao assunto.

Influenciada pela insistência e pelo o desejo das crianças, depois de alguns dias decidi atender ao pedido do grupo e dar início ao processo de escolha de um novo nome para a turma.

Iniciei a conversa explicando que a primeira decisão que precisávamos tomar seria se devíamos ou não continuar sendo a Turma das Letras. Praticamente em coro as crianças responderam que gostariam de escolher um novo nome e eu perguntei por que elas queriam mudar.

— Ah, Marcella! Muito fácil responder essa pergunta. É porque a gente já enjoou desse nome. Chega, né?!

Todas as crianças concordaram! Cai na gargalhada e falei para começarmos a pensar em novas ideias. Imediatamente elas começaram a levantar as mãozinhas e dizer suas sugestões.

Anotei algumas ideias e percebi que precisávamos conversar um pouquinho sobre a importância dessa escolha antes de iniciar todo o processo. Expliquei para as crianças que o novo nome também precisava ter a nossa identidade. Logo uma das crianças me interrompeu e perguntou:

— Como assim, Marcella?

Expliquei que o nome da nossa turma tinha que ter a nossa cara, tinha que “parecer” um pouquinho com todas as crianças. Por isso não poderíamos escolher um nome qualquer, apenas por escolher, e nem escolher um que só agradasse uma pequena parte do grupo. As crianças ficaram paradas me olhando como se estivessem assimilando o que eu havia acabado de falar. Logo uma delas me disse:

— Então eu já sei, Marcella. Nossa turma vai se chamar Turma da Alegria.

Quase todas as crianças concordaram e disseram que já estava decidido, que esse seria o nome da nossa turma.

Adorei a sugestão e achei que as crianças tinham entendido direitinho o que eu havia explicado, mas resolvi instigar um pouco as crianças:

— Mas, vocês já se decidiram mesmo? Não querem pensar mais um pouquinho?

A grande maioria respondeu que não e alguns ainda completaram dizendo que era esse o nome que queriam mesmo.

Apenas duas crianças disseram que gostariam de sugerir novas ideias. Por causa disso expliquei que precisávamos ouvir as sugestões de todas as crianças e, ao final, três nomes foram colocados para votação: Turma da Alegria, Turma da Poesia e Turma da Amizade.

Primeiro fizemos uma votação para excluir o nome menos votado. Depois fizemos outra votação para a escolha do nome de fato. Sem muita surpresa tivemos sete votos para Turma da Alegria, dois votos para Turma da Poesia e um voto para Turma da Amizade.

Após a votação falei para o grupo que outro dia iríamos voltar nesse assunto para termos certeza de que a escolha era essa. Com muita firmeza e segurança elas me disseram que não, elas estavam decididas e queriam ser a Turma da Alegria.

Ainda preocupada se as crianças estavam sendo muito precipitadas eu insisti:

— Me expliquem: por que vocês querem tanto Turma da Alegria?

Com muita tranquilidade elas me responderam:

— Porque a gente adora o pátio, as atividades, a areia, os colegas, as brincadeiras e as histórias. É tudo muito bom!

— Peraí! Vocês estão querendo me dizer que são muito felizes no Recreio e adoram tudo que a gente faz aqui? Por isso querem ser a Turma da Alegria? – questionei.

— É isso mesmo, Marcella! E mais uma coisinha: a nossa turma é muito animada!

Sem mais argumentos, e concordando com a perfeita análise que as crianças fizeram delas mesmas, concluí:

— Vocês venceram! Essa turma já tem um nome: TURMA DA ALEGRIA!

E todas as crianças comemoram muito a decisão. Antes de encerramos o assunto uma das crianças que não tinha votado no nome Turma da Alegria pediu a palavra:

— Marcella, eu quero mudar o meu voto. Quero votar na Turma da Alegria.

Logo as outras duas crianças que também não haviam votado no nome também disseram que queriam mudar de voto. Tentei explicar que elas não precisavam mudar de ideia e que a sugestão delas também tinha sido muito legal, mas mesmo assim elas quiseram mudar.

— A gente gostou muito da ideia dos colegas! Turma da Alegria é muito legal!

E realmente acho que não tem nome melhor para essa turminha!

Abraços!

Professora Marcella Grigorini

turma da alegria

Fotos: Dedete Bentes