Na Educação Infantil é muito comum ouvir relatos das crianças sobre o desejo de aprender a famosa letra cursiva.
Mas, por que escrever com este estilo de letra?
A escrita cursiva é uma escrita manual que, por ser realizada com movimentos ininterruptos em cada palavra, traz agilidade para a escrita. Além de imprimir maior velocidade ao trabalho, ao utilizar a escrita cursiva a criança exercita habilidades que favorecem a concentração, a compreensão e a reflexão sobre o que está sendo escrito, aprimora a atenção, a memória de trabalho e a linguagem.
Ainda nos primeiros anos da Educação Infantil as crianças têm contato com a escrita e a leitura na escola, inicialmente com o alfabeto de letras de forma (imprensa caixa alta). Essa fase dura alguns anos e, durante este período, elas aprendem a unir traços, desenhar curvas e formar seus primeiros registros por escrito.
É com as letras de forma que as crianças começam a formar palavras, frases e até pequenos textos. A partir daí inicia-se o reconhecimento e a leitura das letras de imprensa minúsculas, porém, a escrita permanece por um tempo apenas com o uso da letra caixa alta.
Só quando as crianças já estão mais avançadas no processo de alfabetização é introduzida a letra cursiva, o que costuma acontecer no 1º Ano do Ensino Fundamental, geralmente no 2º semestre do ano letivo.
A Turma da Natureza colocou a escrita com letra cursiva em primeiro lugar na lista de expectativas desde o início do ano e já estava ansiosa por esse momento.
No início do mês de agosto o tão esperado momento chegou! Iniciamos o trabalho e as crianças começaram a aprender corretamente os movimentos da escrita cursiva, letra por letra…
As aulas em que trabalhamos este tipo de escrita são de curiosidade, empenho e muita alegria por parte de todos. A aquisição dos movimentos e da continuidade exigida para grafar esse tipo de letra segue em desenvolvimento, mas os resultados já são excelentes.
Mais uma vez, parabéns, crianças!
Abraços!
Professora Daniela Bracarense
Fotos: Daniela Bracarense