O conteúdo curricular da disciplina Língua Portuguesa tem sido trabalhado de forma construtiva, intensa e dinâmica no 1° Ano. Ao longo do primeiro semestre, o grupo ampliou o vocabulário e avançou nas hipóteses de leitura e escrita. As crianças estão produzindo textos mais coesos, com sentido e já iniciaram a utilização de alguns sinais de pontuação.
A interpretação de textos tem sempre um lugar de destaque no trabalho em sala de aula, pois é necessária em diversos momentos do nosso dia a dia e em todas as disciplinas.
O material utilizado pelas crianças é bem diversificado: livro didático, caderno de atividades, Ápis Divertido, livros de literatura e de cruzadinhas, caderno de pauta, dicionário Aurelinho, gibis, revistas, etc.
Durante as aulas é comum que as crianças façam perguntas como:
— Dani, brincou é com U ou L no final?
— Bicho é com X ou CH?
— Como é que se escreve o GRE de tigre?
A partir das dúvidas dos alunos em relação à ortografia, podemos dizer que a maior parte do grupo se encontra na hipótese alfabética ortográfica. Ou seja, as crianças já perceberam que as palavras têm uma forma correta de serem escritas. E, nesse momento, o trabalho do professor é intervir, desafiar e ensinar a forma correta de escrever.
Após a realização de cada proposta as crianças demonstram satisfação com seus progressos.
Esse é um longo caminho a ser percorrido. Parabéns ao grupo pelas conquistas e pela dedicação na busca pelo conhecimento da norma culta do nosso Português.
Professora Daniela Bracarense
Fotos: Daniela Bracarense