A Língua Portuguesa em sala de aula ✏

O conteúdo curricular da disciplina Língua Portuguesa tem sido trabalhado de forma construtiva, intensa e dinâmica no 1° Ano. Ao longo do primeiro semestre, o grupo ampliou o vocabulário e avançou nas hipóteses de leitura e escrita. As crianças estão produzindo textos mais coesos, com sentido e já iniciaram a utilização de alguns sinais de pontuação.

A interpretação de textos tem sempre um lugar de destaque no trabalho em sala de aula, pois é necessária em diversos momentos do nosso dia a dia e em todas as disciplinas.

O material utilizado pelas crianças é bem diversificado: livro didático, caderno de atividades, Ápis Divertido, livros de literatura e de cruzadinhas, caderno de pauta, dicionário Aurelinho, gibis, revistas, etc.

Durante as aulas é comum que as crianças façam perguntas como:

— Dani, brincou é com U ou L no final?

— Bicho é com X ou CH?

— Como é que se escreve o GRE de tigre?

A partir das dúvidas dos alunos em relação à ortografia, podemos dizer que a maior parte do grupo se encontra na hipótese alfabética ortográfica. Ou seja, as crianças já perceberam que as palavras têm uma forma correta de serem escritas. E, nesse momento, o trabalho do professor é intervir, desafiar e ensinar a forma correta de escrever.

Após a realização de cada proposta as crianças demonstram satisfação com seus progressos.

Esse é um longo caminho a ser percorrido. Parabéns ao grupo pelas conquistas e pela dedicação na busca pelo conhecimento da norma culta do nosso Português.

Professora Daniela Bracarense

Fotos: Daniela Bracarense

209396_48768c5a-c911-476e-851f-805506697ba9

209397_0b899610-ec78-47e2-9fe4-4fc7d40d4846

209398_f9598ef4-f3e4-4961-9870-2436c96f966a

209400_bf0ac935-d89e-4b1f-b36f-3c69560e0d21

209404_2124e5b3-cca7-4f95-9c5d-308a6127e213

209408_7e8e1481-da28-4844-accc-0116671514e4

209409_35bd96c7-2956-4ea7-a37e-8b52e73bf44e