A cada dia que passa a Turma da História desenvolve mais e mais a imaginação. Nossas brincadeiras se tornam muito significativas com todas as possibilidades que criamos juntos nesses momentos divertidos.
Outro dia, estávamos brincando na casinha do pátio da escola quando, de repente, ouvi alguns gritos:
— Picolé!!!!!!
— Olha o picolééé!!!
Foi muito espontâneo e surpreendente, pois a casinha que as crianças gostam tanto imediatamente virou uma “loja”. A partir daquele momento todas as crianças começaram a comprar e vender picolés. Aos poucos, todos nós estávamos lambuzados de picolés imaginários de todos os sabores. Compramos os picolés com dinheiro imaginário, claro!
— Quanto custa o picolé? – perguntei.
— Dois reais! – respondeu Gabriel.
— Cinquenta reais! – disse Otávio.
— É dez reais! – falou Teresa.
E, assim, nossa casinha virou uma agradável sorveteria.
Em outro dia levamos ferramentas para o pátio, a pedido da turma, e novamente a casinha virou uma loja, mas desta vez de ferramentas.
A janela da casinha era o caixa e todos queriam ficar juntos e embolados para vender suas ferramentas. Somente eu que comprei todas as ferramentas, mas, logo depois da compra, todos me ajudaram a “consertar” a nossa cerca colorida. Mais um dia produtivo de vendas e de diversão.
As crianças têm se divertido muito com os jogos simbólicos, por isso, aproveitei para fazer uma brincadeira combinada com o grupo. Assim, propus para a turma uma brincadeira de supermercado na nossa varanda e todos adoraram a ideia!
Pensamos juntos no que o nosso supermercado poderia vender e chegamos à conclusão de que venderíamos comidas deliciosas. E lá fomos nós para mais uma tarde de compras, cada um com a sua cestinha para colocar muitos produtos.
Logo depois, as crianças foram fazer suas receitas para compartilhar com as bonecas e até mesmo com os amigos. Foi uma brincadeira muito prazerosa!
As crianças se divertiram muito no primeiro semestre comprando e vendendo coisas na LOJA DA TURMA DA HISTÓRIA. E, certamente, elas ainda farão muitas “compras e vendas” no segundo semestre.
Boas férias e até lá!
Professora Jéssica Lima
Fotos: Jéssica Lima