A trilha dos bichos

Vocês sabiam que a Turma da Coruja sempre gostou de brincar com jogos matemáticos? Jogo de boliche, da tartaruga, de dominó, da memória… Cada dia elas se divertem com um jogo diferente.

As brincadeiras com os jogos que possuem regras têm diversos objetivos na Educação Infantil, tais como o incentivo à brincadeira coletiva e à socialização, praticar o respeito pelo outro, aprender a esperar a vez e a respeitar as regras, assimilar o ganhar e o perder e, não menos importante, interagir e se divertir!

Os jogos estimulam a criança a pensar, imaginar e criar estratégias. Pensando nisso, criamos um jogo na Turma da Coruja que ganhou o nome de “Trilha dos Bichos”.

— Mas, professora Stefania, por que “Trilha dos Bichos”?

O jogo de trilha as crianças já conhecem e gostam muito. Ele contribui com o processo de identificação dos números, contagem e sequência numérica. Apresenta também desafios em relação às regras, dentre elas, voltar e avançar “casas” para chegar ao objetivo do jogo, que é “caminhar” até o final da trilha.

Já que o trabalho com o álbum Bichonário tem despertado a curiosidade e o interesse das crianças pelos animais, nada mais adequado que juntarmos dois interesses tão comuns para crianças de 4 e 5 anos.

A Trilha dos Bichos foi construída com a ajuda de todos. Cada criança escreveu um número para formar a trilha, o que foi muito bom para o grupo treinar a identificação dos números e seus traçados. Também procuramos imagens de bichos em revistas para dar forma e possibilitar a criação das regras do jogo.

E vocês acreditam que, ao ficar sabendo que estávamos criando nosso próprio jogo, uma das famílias contribuiu muito nos enviando um envelope cheio de imagens de bichos? Isso ajudou a enriquecer ainda mais a nossa atividade, pois as crianças tiveram mais opções na hora de selecionar os animais que fariam parte da “história”. Afinal, os jogos de trilha contam a história de um caminho a ser trilhado, com obstáculos que ajudarão ou não o jogador a chegar mais rápido ao final desse caminho.

Após prepararmos todo o material necessário, combinamos que as regras do jogo seriam definidas por todos. Assim, ficou decidido que cada animal escolhido representaria um obstáculo. E é claro que essa turminha mais que esperta deu várias sugestões bem legais para a descrição das regras nas casas da trilha:

— O gatinho está assustado. Fique parado no número 2.

— O dinossauro quer te pegar! Jogue outra vez.

— O gorila está bravo. Fuja para a casa 10.

— Cuidado com o touro, ele pode te pegar!

— O macaco-prego quer ser seu amigo. Fique parado na casa 14.

— Fim! Você é o campeão da Trilha dos Bichos.

Nosso jogo está pronto e ficou lindo!

E depois de brincarem muito com o jogo aqui na escola, as crianças tiveram a ideia de levá-lo para casa. Dessa forma, as famílias poderão ver como ficou bacana a nossa construção.

Gostaram da ideia? Em breve vocês receberão a Trilha dos Bichos para que possam se divertir em família.

Ah! E não vamos parar neste jogo. Agora já estamos pensando na “Trilha das Letras”! O que será que vem por aí?

Aguardem mais notícias dessa turma curiosa e esperta como a coruja.

Abraços!

Professora Stefania Navarro

Foto: Stefania Navarro