A Turma das Cores tem uma mascote

O estudo sobre as cobras continua fazendo sucesso na Turma das Cores. Outro dia a coordenadora Fátima emprestou para a turma uma cobra de brinquedo que aguçou a curiosidade das crianças. A garotada adorou tocar, observar e brincar com a cobra. Tanto que em diversos momentos as crianças pediam para brincar com ela.

Em outro dia, durante uma brincadeira em sala, algumas crianças começaram a nomear a cobra, mas imediatamente alguns colegas discordaram e o grupo iniciou uma longa discussão sobre possíveis nomes para a cobrinha. Então eu convidei as crianças para uma reunião e perguntei o que estava acontecendo. Com isso, elas começaram a dizer os nomes que gostariam dar para a cobra.

— Juju, o nome da cobra é “brava”!

— Juju, não é esse nome.

— É “cobra feliz”.

— O nome dela é “grande”!

— Não, gente, o nome tem que ser “cobra da Fátima”.

— Cobra amiga.

— A cor dela é verde, então, deve ser “cobra verde”.

Observando o envolvimento da turma, logo pensei que a cobra poderia ser a nossa mascote e, assim, resolvi propor uma votação para escolhermos um nome para ela entre todos que foram sugeridos pelo grupo. As crianças concordaram e realizamos a votação.

Escrevi os nomes sugeridos pelas crianças em uma folha e elas fizeram desenhos para representá-los utilizando uma cor diferente para cada nome. Depois entreguei palitos de picolé para que elas pudessem colocar sobre o desenho do nome preferido na hora de votar.

A votação não foi secreta e a turma pôde acompanhar o voto dos colegas e opinar enquanto cada um votava. As crianças gritavam, pulavam de alegria e dançavam quando a escolha era de acordo com o que queriam. Ah, elas também reclamavam quando viam que o voto não era no nome que gostavam.

Ao final, o nome escolhido pela maioria foi Cobra Amiga. Como as crianças estavam eufóricas e felizes com o resultado, resolvi colocar a música da cobra para elas dançarem e pularem.

A pedido da turma, a Cobra Amiga participou de vários momentos da nossa rotina, como nas rodas, brincadeiras realizadas nos pátios e no tanque de areia. Ela até foi com a turma buscar o lanche na cozinha em alguns dias.

Também criamos a monitoria para cuidar da Cobra Amiga. Todos os dias os monitores responsáveis relatavam em roda do que ela precisava para ficar bem na escola.

— Juju, a Cobra Amiga precisa de uma caminha.

— Ju, vamos desenhar um ratinho para ela comer?

— Quero levá-la para o pátio, pois ela não pode ficar sozinha.

— Juju, vamos fazer uma roupinha para ela.

— Deixa a Cobra Amiga na varanda, pois ela vai gostar.

E, assim, a cada dia as crianças pensavam em novas brincadeiras e atividades para a mascote da turma, claro, sempre com muita imaginação.

Nosso estudo sobre as cobras rendeu muito aprendizado, não é mesmo?

Um abraço!

Professora Juliana Xavier

Fotos: Juliana Xavier e Nathalia Rodrigues