Outro dia, durante uma brincadeira no pátio, as crianças ficaram observando algumas fibras brancas que estavam caindo pelo chão. Logo elas começaram um diálogo sobre o que viam:
— Olha, gente, “folhas brancas”!
— Elas brincam com vento…
— Vamos pegar?
— É algodão. Vou guardar para a mamãe!
— O pátio está cheio de “algodão doce”!
As crianças estavam tão eufóricas que não demorou muito para que começassem a correr pelo pátio tentando pegar as fibras para brincar de soprá-las.
Registramos o momento com várias fotos e enviamos para a comunicação do Recreio, que publicou nas redes sociais. Logo após a publicação uma seguidora perguntou:
— Não seria paina?
A pergunta foi muito pertinente, pois, na legenda, foi dito que as crianças haviam descoberto o “algodoeiro da mata vizinha à escola”. Logo a comunicação do Recreio nos repassou a pergunta e, assim, decidimos investigar a origem das fibras.
Em uma roda de conversa sugeri ao grupo que fizéssemos uma pesquisa no Google sobre paina e algodão. As crianças gostaram muito da ideia! Para reforçar a nossa conversa, convidei a turma para irmos até o pátio observar a árvore que abrigava aquelas fibras.
E não é que a seguidora do Recreio no Instagram tinha razão? Na mata ao lado do Recreio tem mesmo uma paineira e não um algodoeiro.
Quando retornamos para a sala, conversamos mais uma vez sobre todas as descobertas e resolvemos registrar quais as diferenças entre um e outro, de acordo com as falas das crianças. E, como forma de agradecimento, também decidimos enviar fotos do nosso estudo para a seguidora.
Vejam abaixo o que as crianças disseram após o estudo sobre paina e algodão:
ALGODÃO
— Algodão é branco.
— Na escola não tem pé de algodão.
— No cotonete tem algodão.
— A mamãe limpa o machucado e o bumbum com algodão.
— A enfermeira limpa o braço [com algodão] e aplica vacina.
— Se soprar, o algodão voa baixo.
PAINA
— A paina fica na pontinha da árvore.
— Gosta de brincar com o vento.
— Quando tem ventinho ela vem brincar na escola.
— A paina voa para o céu.
— Ela tem semente no meio.
— No urso tem [paina].
— A paina é amarela clara.
A Turma da Formiga está vivenciando muitos momentos de descobertas e encantamentos, não é mesmo?
Abraços fofinhos!
Professora Juliana Xavier
Fotos: Amanda Campos