Aprendendo com os jogos #️⃣

O trabalho com a matemática é realizado com as crianças desde bem pequenas. Isso mesmo! A matemática está presente na Educação Infantil desde os primeiros anos. Este trabalho é realizado sempre por meio de brincadeiras. É dessa forma que, de maneira bem prazerosa, as crianças começam a contar, a agrupar e separar, a classificar…. Ou seja, brincando elas começam a se interessar também pelos conceitos matemáticos.

As regras dos jogos têm diversos objetivos, tais como incentivar a criança a participar da brincadeira coletiva, a socializar e a praticar o respeito pelo outro, aprender a esperar a vez e a buscar estratégias para o desenvolvimento do jogo, assimilar o ganhar e o perder, e, não menos importante, se divertir!

A partir do primeiro período começamos a trabalhar mais intensamente com o registro do resultado de cada rodada nos jogos mais simples, como dominó, jogo da memória, dos pontinhos e com dados, e até em alguns jogos simples de baralho.

Na turma do Raio de Sol trabalhamos dessa maneira. Tanto no primeiro quanto no segundo período as brincadeiras com os jogos já começaram a ficar mais formais. As crianças já pensam em estratégias para vencer, fazem pequenos cálculos mentais, compreendem e respeitam as regras de cada jogo.

Cada criança tem preferência por determinado jogo, mas o queridinho da nossa turma é o jogo de trilha. Com ele trabalhamos a identificação dos números, contagem e sequência numérica. Além disso, os jogos de trilha apresentam desafios em relação às regras, dentre elas, voltar e avançar “casas” para chegar ao objetivo do jogo, que é “caminhar” até o final da trilha, o que possibilita o trabalho com as operações matemáticas e o raciocínio.

Devido ao grande interesse do grupo pelos jogos de trilha resolvi propor a construção da nossa própria trilha, o que foi feito com a ajuda de todos. Esse jogo coletivo foi criado seguindo a sequência do nosso alfabeto e cada criança escreveu uma letra para formar a trilha, o que foi muito bom para o grupo treinar a identificação das letras e seus traços. Depois definimos as regras, afinal, os jogos de trilha contam a história de um caminho a ser trilhado, com obstáculos que ajudarão ou não o jogador a chegar mais rápido ao final desse caminho.

Nossa “trilha das letras” já ficou pronta e todo dia as crianças querem jogá-la. Por isso, resolvemos colocá-la no portfólio para que as famílias pudessem conhecer e participar desse momento de aprendizado com as crianças.

Então, fiquem à vontade para jogar em casa e se divertir muito!

Abraços!

Professora Alcione Aguiar

Fotos: Alcione Aguiar e Mel Araújo

296366_8d1867d7-ef3a-40a5-8c69-c47c1025a6e2

296367_95a65012-4d93-4712-88f7-e6108a9553f4

296369_02b2b902-18c9-451b-9eca-ff5c0c129e88

296374_0c2eac01-d7a5-480d-b749-6894b0e56b55

296376_07d9abe2-ce8b-4e5d-bffe-d368ddd3dfe8

296380_635fede3-0dc4-4c43-b576-e49ddad9d3af

296381_fc6afd02-23ab-4b2d-94f6-51067e72222b