O trabalho com a matemática é realizado com as crianças desde bem pequenas. Isso mesmo! A matemática está presente na Educação Infantil desde os primeiros anos. Este trabalho é realizado sempre por meio de brincadeiras. É dessa forma que, de maneira bem prazerosa, as crianças começam a contar, a agrupar e separar, a classificar…. Ou seja, brincando elas começam a se interessar também pelos conceitos matemáticos.
As regras dos jogos têm diversos objetivos, tais como incentivar a criança a participar da brincadeira coletiva, a socializar e a praticar o respeito pelo outro, aprender a esperar a vez e a buscar estratégias para o desenvolvimento do jogo, assimilar o ganhar e o perder, e, não menos importante, se divertir!
A partir do primeiro período começamos a trabalhar mais intensamente com o registro do resultado de cada rodada nos jogos mais simples, como dominó, jogo da memória, dos pontinhos e com dados, e até em alguns jogos simples de baralho.
Na turma do Raio de Sol trabalhamos dessa maneira. Tanto no primeiro quanto no segundo período as brincadeiras com os jogos já começaram a ficar mais formais. As crianças já pensam em estratégias para vencer, fazem pequenos cálculos mentais, compreendem e respeitam as regras de cada jogo.
Cada criança tem preferência por determinado jogo, mas o queridinho da nossa turma é o jogo de trilha. Com ele trabalhamos a identificação dos números, contagem e sequência numérica. Além disso, os jogos de trilha apresentam desafios em relação às regras, dentre elas, voltar e avançar “casas” para chegar ao objetivo do jogo, que é “caminhar” até o final da trilha, o que possibilita o trabalho com as operações matemáticas e o raciocínio.
Devido ao grande interesse do grupo pelos jogos de trilha resolvi propor a construção da nossa própria trilha, o que foi feito com a ajuda de todos. Esse jogo coletivo foi criado seguindo a sequência do nosso alfabeto e cada criança escreveu uma letra para formar a trilha, o que foi muito bom para o grupo treinar a identificação das letras e seus traços. Depois definimos as regras, afinal, os jogos de trilha contam a história de um caminho a ser trilhado, com obstáculos que ajudarão ou não o jogador a chegar mais rápido ao final desse caminho.
Nossa “trilha das letras” já ficou pronta e todo dia as crianças querem jogá-la. Por isso, resolvemos colocá-la no portfólio para que as famílias pudessem conhecer e participar desse momento de aprendizado com as crianças.
Então, fiquem à vontade para jogar em casa e se divertir muito!
Abraços!
Professora Alcione Aguiar
Fotos: Alcione Aguiar e Mel Araújo