O 40º Arraial do Recreio foi emocionante! Marcada pelas comemorações dos 40 anos da Escola Recreio, a festa contou com a participação de cerca de 1200 pessoas e foi muito animada. Comida boa, alegria, muitos reencontros e danças lindas deixaram o ambiente com aquele gostinho de quero mais.
Como sempre a decoração estava impecável. Muito colorida, cheia de flores e de trabalhos lindos produzidos com a ajuda das crianças. As comidas e as bebidas foram fornecidas pelo Restaurante Verdinho, com seu tradicional serviço de qualidade.
Além das danças das turmas, um dos grandes momentos do evento foi o discurso da direção sobre o aniversário da Escola Recreio, no intervalo das danças dos dois turnos. Muito emocionada, a diretora Helena Mourão falou sobre o desejo das fundadoras do Recreio, há 40 anos, de transformar a Escola em uma casa de sorrisos, de encontros e de esperanças. Um local que abriga um mundo em cada coisa, em cada descoberta, como destacou em seu discurso. A equipe também surpreendeu com uma mensagem de agradecimento à instituição. Em seguida, todos os presentes entoaram os parabéns para a Escola Recreio e dançaram um quadrilhão improvisado.
Entre os convidados, muitos ex-alunos, ex-professores, pais e avós, trouxeram à tona lembranças emocionantes da história do Recreio e elogiaram a festa. Jackson Machado Pinto – avô do Henrique Camargos Salles Pinto, aluno do Maternal II, relembra como foi a passagem dos seus dois filhos pelo Recreio e fala do carinho que tem pela Escola:
“Tive dois filhos estudando aqui. A minha filha mais velha hoje tem 28 anos, é dermatologista, e o início da formação dela se deu aqui no Recreio. E eu espero que o filho dela, que está a caminho, também venha para cá. Meu segundo filho, em 1996, aos seis meses de idade, foi matriculado aqui nesta escola. Então o Recreio faz parte da minha história, da minha vida. E eu só tenho a agradecer. Porque a Lelena, a Teresa, a Cecília, a Antônia e as outras pessoas do Recreio são comprometidas com a formação da pessoa muito mais do que com qualquer outra coisa. A escola agrega as pessoas e isso que é muito legal. Tenho muito orgulho de meus filhos terem estudado aqui e, inclusive, meu neto mais novo agora estuda aqui. Acho que ele vai encontrar no Recreio o ambiente ideal para aflorar a personalidade dele. Estou muito feliz. São 40 anos de dedicação e de uma qualidade impecável. Não tenho absolutamente nada a questionar. Pelo contrário, tenho muito orgulho de ter tido meus filhos aqui e de estar com meus netos aqui. Para completar, eu queria agradecer à Escola por tanto comprometimento com a qualidade, antes de tudo, e com a dedicação à formação de pessoas. Parabéns pelos 40 anos. Espero que a Escola continue existindo por muitos outros mais.”
Ex-aluna do Recreio e mãe do Rafael Mattos Bueno – aluno do 2º Período, Marina Sizenando Mattos Bueno também se declarou à Escola e se emocionou com as lembranças da infância:
“Estava escrevendo uma carta de despedida ao Recreio e me lembrando de como a escola parecia grande para mim, quando era criança. Me lembro de passear ali na casa ao lado, de sentir dor de barriga de nervoso, de algumas amigas, de alguns episódios de alegria e outros de tristeza. Mas acho que estou curtindo mais ainda o Recreio hoje, como mãe, do que quando era aluna. Eu me apeguei de uma forma muito especial às pessoas aqui, à essa família. Porque é literalmente uma família. E está sendo superdifícil a partida. Estou muito triste de não poder deixar o Rafa (sic) até o 1º Ano. A Júlia já morre de saudades e vem sempre aqui para abraçar todo mundo. Acho que o tipo de acolhimento que encontramos no Recreio é o que faz toda a diferença. É uma família mesmo. E eu não tenho como agradecer a sementinha que foi plantada no coração de cada um dos meus filhos. O Recreio me proporcionou tantas coisas… Trazendo meus filhos para cá, eu reencontrei as pessoas que me ensinaram, mas também reencontrei amigas. A Dedete (sic) foi professora da Júlia, é professora do Rafa e foi minha colega. Ela se formou comigo na escola. Então foi uma experiência muito legal reencontrá-la nessa outra posição. Uma posição de confiança. É um acolhimento… Me lembro de cada uma das professoras. E a cada professora de um dos meus filhos eu tive que me adaptar também. Porque a gente se apegava a elas mais do que as crianças. Eu acho que foi fenomenal. Eu voltaria um milhão de vezes. Para mim, acho que foi só alegria. O Recreio é sim uma brincadeira muito séria, mas muito agradável. Vocês fazem um trabalho muito especial.”
Outros convidados também falaram do carinho que têm pelo Recreio. Confira os depoimentos:
“Estou muito feliz de estar aqui hoje e comemorar os 40 anos do Recreio. Aqui é minha casa, minha vida. Porque o que eu aprendi como professora eu devo ao Recreio. E não é só pelo lado profissional, mas porque fiz grandes amizades também. Aprendi muito também como pessoa. Tivemos nessa escola a uma grande formação e isso a gente leva para a vida. Por tudo isso, estou muito feliz de poder estar aqui hoje.” (Alessandra Pazzini – ex-professora do Recreio)
“Felicidade enorme por estar aqui. Hoje eu revi professoras e funcionários antigos que convivi muito na infância. Vir no Recreio me deu uma sensação de conforto. Foi muito bom para mim. Senti uma felicidade muito grande e deu saudade. Essa escola só transmite energias boas e forma ótimas crianças.” (Bárbara Pazzini – ex-aluna do Recreio)
“Hoje quando cheguei no Recreio foi emocionante. Passou um filme na minha cabeça. Foram 10 anos nessa escola em que aprendi muito. Tenho uma história de vida construída no Recreio. Meus filhos estudaram aqui a infância toda. Foi um momento muito especial. Aqui o povo é muito do bem. Foi sensacional. Muita emoção. Muita gente querida. Tocou o meu coração demais.” (Gabriela Onofre – ex-professora)
“Eu quero parabenizar o Recreio pelo trabalho que desenvolve porque meu filho é muito feliz aqui. Minha filha estudou aqui também e, hoje, está com 18 anos. Eu sempre falei que se tivesse outro filho ele estudaria aqui. E o Marcos é uma criança super feliz nesta escola. Estou muito satisfeita e com pesar porque ele está saindo. Deixo um abraço para toda a equipe do Recreio. São pessoas maravilhosas e que eu guardo no coração.” (Mãe do Marcos Henrique, aluno do 1º Ano do turno da tarde)
“A gente escolheu o Recreio para o Lucas para que ele realmente estivesse inserido no meio de pessoas que valorizam o ser humano e a escola tem essa característica. E 40 anos é um tempo bem prolongado, né? É uma história muito longa. A festa junina é importante para aproximar as pessoas e para que possamos confraternizar.” (Pai do Lucas Tizon, aluno do Maternal III do turno da manhã)
“A gente ama essa escola, pois aqui foi muito importante para o desenvolvimento da Alice. Um lugar em que ela foi muito bem recebida. Desde o maternal 1 ela está aqui e sempre se sentiu muito acolhida por todo mundo e a gente também. Fiquei muito feliz porque a escola conseguiu abrir uma turma de 1º ano para 2019 para ela continuar aqui. E ela ficaria mais tempo se tivesse jeito.” (Mãe da Alice Garcia Morais, aluno do 2º Período do turno da manhã)