Outro dia uma criança trouxe o livro “A carta do Gildo”, da autora Silvana Rando, e me pediu para ler no momento da história. Na leitura, descobrimos que o livro conta a história de uma turma de amigos que escreveu uma carta para uma colega que havia saído da escola em que eles estudavam.
As crianças ficaram muito atentas enquanto eu contava a história e assim que terminei a leitura sugeriram:
— Marcella, por que a gente não faz a mesma coisa com os nossos amigos que não estudam mais no Recreio?
Claro que eu adorei a ideia e imediatamente aceitei a sugestão das crianças! Iniciamos então uma conversa para descobrirmos como iríamos colocar essa ideia em prática.
Primeiro conversamos sobre o que é uma carta. De acordo com as crianças, carta é um “bilhete ou uma encomenda” que mandamos para alguém. Depois discutimos o que deveríamos fazer para que nossa carta chegasse até a casa dos colegas.
Expliquei ao grupo que para a carta chegar onde queremos ela precisa ser entregue em uma agência dos Correios, pois é lá que o carteiro recolhe as cartas para levar até a casa das pessoas. Quando terminamos a nossa conversa, fizemos uma lista com os nomes dos colegas que saíram do Recreio e começamos o processo de escrita das cartinhas.
As cartas foram escritas com muito carinho e entusiasmo e hoje serão colocadas no Correio. Esperamos que todos gostem do resultado!
Abraços!
Professora Marcella Grigorini