As crianças da Turma do Tubarão descobriram que existem mais de 300 espécies de tubarões. Para decidir quais espécies vamos estudar, suas características e se atacam as pessoas ou não, fizemos uma votação em sala e quatro espécies foram selecionadas: o tubarão-enfermeiro, o tubarão-martelo, o tubarão-tigre-de-areia e o tubarão-lanterna-anão. Agora vamos pesquisar as particularidades de cada uma delas e registrar em um cartaz tudo o que descobrirmos!
O TUBARÃO-ENFERMEIRO
Iniciamos nossos estudos pesquisando sobre o tubarão-enfermeiro e a primeira pergunta que fiz para a turma foi o porquê desse nome curioso. As crianças responderam que essa espécie tem esse nome porque “o turbarão-enfermeiro é bonzinho e cuida dos animais doentes do fundo do mar”.
— Júlia, quando uma pessoa está afogando, logo ele vem para salvá-la!
Descobrimos então que o turbarão-enfermeiro é inofensivo aos humanos e nada se arrastando no fundo do mar. As crianças resolveram imitá-lo, pois adoraram o jeito dele nadar!
Também descobrimos que ele chega a medir quatro metros! Para que a turma pudesse ter noção do tamanho que a espécie pode chegar, utilizamos um barbante do mesmo comprimento para comparar.
O turbarão-enfermeiro também é muito pesado e pode chegar a pesar 500 quilos! Mas como estabelecer um parâmetro para este peso? Dessa vez resolvi pedir às crianças que carregassem a caixa de brinquedos da nossa sala, que pesa aproximadamente cinco quilos, e elas assim o fizeram.
— Nossa Júlia, essa caixa é muito pesada!
Depois disso, expliquei que o tubarão-enfermeiro tem o peso muito maior que o da caixa e elas ficaram admiradas em saber como ele pode ser tão pesado!
Um abraço!
Professora Júlia Cury