As crianças da Turma do Foguete estavam curiosas para descobrir por que a Lua ilustrada no livro que conta a história do Lino estava tão pequenininha. Aproveitando o interesse das crianças, pedi para as famílias que enviassem para a Escola material de pesquisa sobre as fases da lua.
No dia combinado, em uma roda de conversa, expliquei para as crianças que começaríamos a fazer uma investigação para desvendar esse mistério.
Depois de observamos alguns dos materiais vindos de casa sobre o tema, nossa primeira descoberta foi que a lua tem 4 fases: a lua cheia, a lua nova, a lua crescente, e a lua minguante. Ao continuar estudando o material de pesquisa, descobrimos que cada fase da lua tem suas características. De acordo com as crianças, dá para saber qual é a lua do dia observando as seguintes especificidades:
— A lua é cheia quando ela está redondinha no céu!
— A lua é nova quando ela está quase invisível no céu!
— A lua é crescente quando ela está crescendo no céu!
— A lua é minguante quando ela está pequenininha no céu!
A partir dessas descobertas, uma das crianças fez a seguinte conclusão:
— Marcella eu já sei porque a Lua estava pequenininha na história do Lino! É porque ela era uma lua minguante.
Então eu concordei com essa colocação e perguntei se todas as crianças também concordavam com o colega. Todos disseram que sim. Ao final da nossa conversa, falei para as crianças que tínhamos conseguido solucionar o mistério da lua da história do Lino e imediatamente uma delas perguntou:
— Para onde a Lua vai quando ela se esconde no céu?!
Pronto! Agora temos uma nova pesquisa para fazer. Será que vamos desvendar mais esse mistério?
Um abraço da Turma do Foguete!