Em mais uma roda de conversa sobre nosso projeto, uma criança comentou que o cavalo mais veloz é o da raça Puro Sangue Inglês. Esse nome super diferente despertou a curiosidade das outras crianças, que quiseram ver imagens desse cavalo.
Ao pesquisarmos sobre o Puro Sangue Inglês na internet, nos surpreendemos com a quantidade de raças de cavalos que existem. Por isso, decidimos pesquisar mais a fundo sobre o assunto e combinamos um dia para que todos trouxessem materiais de pesquisa para descobrirmos as curiosidades sobre cada raça.
As pesquisas trazidas pelas crianças, além de apresentarem imagens de várias raças de cavalos, também falavam sobre a personalidade de cada uma delas. A cada imagem que viam, as crianças perguntavam o nome da raça apresentada e se divertiam ao ouvir nomes diferentes como Andaluz, Percheron, Quarto de Milha, Mustang, Mangalarga Marchador…
A medida que as crianças descobriam as características de cada raça, logo iam identificando algumas semelhanças com a própria personalidade e até confundindo algumas particularidades da raça com seus gostos.
— Eu gosto do Puro Sangue Inglês porque ele corre muito rápido. Ele é o campeão da corrida!
— Eu gosto do cavalo que come doce.
— Não! Ele não come doce! Ele é dócil. Quer dizer que ele é mansinho.
— Eu gosto mais do que dá para passear.
Nessa pesquisa, descobrimos também que existem os cavalos que não têm uma raça definida. Estes são chamados de Rafeiros ou de Pangarés. Geralmente eles são utilizados nas fazendas como meio de transporte ou nos trabalhos agrícolas.
Então é isso pessoal! Nossa pesquisa continua a todo vapor. Em breve contamos as novidades!
Beijos da Turma do Cavalo!