Uma das novidades do 2º Período é a coleção de palavras!
Iniciamos o ano com uma atividade bem significativa e especial. Expliquei para as crianças que a atividade seria bem parecida com o álbum Bichonário, aquele que realizamos no ano passado, mas que existiam algumas diferenças. Enquanto no Bichonário a turma precisava encontrar apenas animais cujos nomes começavam com a letra inicial de cada letra do alfabeto, na coleção de palavras elas poderiam pensar em qualquer palavra: animais, comidas, objetos, plantas, nomes de pessoas, etc.
Claro que as crianças ficaram bastante animadas! Todas as terças-feiras temos uma roda exclusiva para o tema. Começamos fazendo uma lista coletiva com as palavras que encontramos com a letra escolhida para aquele dia. Depois as crianças fazem uma votação para escolherem as três palavras que serão representadas na nossa apostila da coleção de palavras.
É comum algumas crianças inventarem palavras ou sugerirem outras que se iniciam com letras diferentes. É nesse momento que aproveito para fazer algumas intervenções e explico os sons de cada letra. Também reforço os sons das letras iniciais das palavras escritas na lista e procuro mostrar para elas que não é a letra escolhida para a pesquisa do dia.
Trabalhar com a coleção de palavras é uma grande oportunidade de reforçar o reconhecimento e a identificação das letras do alfabeto e seus respectivos sons, o que contribui muito para a evolução das fases de leitura e escrita em que cada criança se encontra. É um desafio bem divertido e todos participam ativamente.
Algumas letras apresentam um grau maior de dificuldade, pois existem poucas palavras iniciadas com elas, não fazem parte do vocabulário das crianças ou são de difícil compreensão, o que nos dá a oportunidade de fazer o uso do dicionário. Nesses momentos aproveito para falar sobre a importância do dicionário e sobre sua função, sempre explicando para o grupo como podemos usar essa ferramenta tão valiosa para a nossa língua.
Outro dia, estávamos fazendo a lista de palavras com a letra “I” e rapidamente uma das crianças sugeriu a palavra ilusão. Imediatamente outra criança perguntou:
— Débora, o que é ilusão?
Claro que aproveitei o momento para utilizarmos o dicionário!
Primeiro expliquei para as crianças que precisamos pesquisar a letra inicial da palavra que procuramos. Após encontrada a letra inicial, o próximo passo é procurar as letras seguintes dessa palavra.
Sempre explico, também, que as palavras do dicionário aparecem organizadas em ordem alfabética. Por isso, quando queremos procurar o significado de uma palavra no dicionário, precisamos saber a ordem das letras no alfabeto.
Assim, quando surge alguma palavra com significado que as crianças não conhecem, logo recorremos ao auxílio do dicionário. Esse livro ficou tão famoso na nossa turma que até nos momentos de leitura livre as crianças procuram por ele!
Outra coisa muito interessante é que as crianças sempre trazem palavras novas, mesmo que a atividade tenha sido feita há mais tempo.
— Débora, na letra ‘’C’’ nós esquecemos da palavra canela!
— Na letra ‘’A’’ nós esquecemos de alicate.
Sinal de que elas estão bastante envolvidas com essa atividade, não é mesmo?
Continuamos com o nosso desafio! Em breve nossa apostila estará completa e as crianças levarão muitas palavras novas para a vida!
Beijos!
Professora Débora Alves
Fotos: Débora Alves