Levante a mão quem nunca teve uma coleção! Seja na infância ou na vida adulta, todos nós já colecionamos algo em algum momento. Papéis de carta, carrinhos, bonecas, bolas ou qualquer coisa interessante que pudéssemos juntar virava uma bela coleção.
Na Turma do Abraço tivemos um “dia das coleções” e foi muito bom! As crianças trouxeram suas coleções para a Escola e tinha de tudo um pouco: bolas, clips, livros, bonecas, tampinhas… Conversamos em roda sobre os objetos que cada um trouxe e brincamos também.
A coordenadora Fátima ouviu a nossa conversa e decidiu nos apresentar algumas das suas coleções. As crianças ficaram impressionadas com o tamanho da coleção de cartões telefônicos da Fátima e prestaram atenção em tudo o que ela mostrou. Por fim, depois de conhecermos tantas coleções diferentes, perguntei para as crianças se elas gostariam de colecionar alguma coisa para a nossa turma. E elas querem!!! Por isso, agora vamos colecionar tampinhas para que a gente possa brincar com elas.
Mas, por que colecionar tampinhas?
Porque existem muitas formas de trabalhar a matemática na Educação Infantil e, nesta faixa etária, uma delas é por meio de objetos concretos. Ou seja, vamos pegar, juntar, separar, classificar e comparar as tampinhas da nossa coleção, com a finalidade de chegarmos a conceitos e ações próprios deste conteúdo curricular. Com a coleção de tampinhas será possível trabalhar diversas propostas de atividades que irão instigar a curiosidade das crianças e prender a atenção delas. É uma boa ideia, não acham?
Um abraço!
Professora Sônia Godoy