Através do desenho as crianças impulsionam o seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.
Esta semana, algumas turmas do Recreio tiveram momentos dedicados a esta atividade, como por exemplo as Turmas do Livro e da Felicidade, ambas do segundo período, que estão conhecendo as letras do alfabeto e experimentaram desenhá-las com moldes; e a Turma do Desenho (o nome da turma já manifesta o prazer dos pequenos pela atividade), que trabalhou desenhos livres com giz molhado.
Segundo a artista plástica e estudiosa Edith Derdyk:
“O desenho se torna mais expressivo quando existe uma conjunção afinada entre mão, gesto e instrumento, de maneira que, ao desenhar, o pensamento se faz”.
De início, a criança desenha pelo prazer de riscar sobre o papel e pesquisa formas de ocupar a folha. Com o tempo, a criança busca registrar as coisas do mundo. Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia.
fonte: http://revistaescola.abril.com.br/
Vejam fotos destes momentos, abaixo: