Como fazer um “airbag”

O aluno Luiz Guilherme combinou de trazer alguns ingredientes para fazer um “airbag” em sala de aula. Ele assistiu a um vídeo sobre o assunto na internet, ficou muito curioso, aprendeu a fazer e quis ensinar para os colegas.

O primeiro passo para iniciarmos a experiência foi uma conversa em roda. Luiz Guilherme apresentou os materiais necessários para o grupo e todos ficaram muito interessados. Ele trouxe vinagre, sacos plásticos zip lock, saquinhos de chup-chup e bicarbonato de sódio.

As crianças fizeram várias observações e levantaram algumas hipóteses quando viram os produtos:

— Eu acho que vamos fazer um bolo…
— Mas eu nunca vi bolo com vinagre…
— Pode ser um biscoito…
— Eu acho que não é de comer não!

Então Luiz Guilherme explicou que faríamos um “airbag” que ele aprendeu a fazer em um tutorial que viu no Youtube. Ele também nos contou que airbag é uma palavra em inglês que significa “bolsa de ar” em português. Aproveitando a nossa conversa, perguntei às crianças se elas sabiam para que serve um airbag e logo elas relacionaram o objeto aos carros.

— É uma coisa do carro.
— No carro do meu pai tem…

Fizemos uma rápida pesquisa na internet e descobrimos que o airbag serve para proteger os passageiros e o motorista de um carro, em caso de acidentes, e que nem todos os carros possuem esse dispositivo de segurança. Depois dessa conversa o Luiz Guilherme organizou os ingredientes na mesa e iniciamos a experiência.

Primeiro ele colocou um pouco de bicarbonato de sódio em um saco plástico zip lock. Depois colocou um pouco de vinagre em um saquinho de chup-chup, amarrou, colocou este saquinho junto com o bicabornato dentro da embalagem zip lock e fechou bem. Na hora de testar ele colocou a embalagem fechada em cima de uma mesa e bateu forte! A primeira experiência não deu muito certo e, por isso, decidimos tentar novamente, dessa vez aumentando a quantidade de bicarbonato e de vinagre. E deu certo! Assim que o Luiz bateu na embalagem sobre a mesa e o saquinho com vinagre se rompeu dentro dela, a nova mistura desencadeou uma reação química que fez com que o zip lock inflasse. Conseguimos, enfim, fazer um mini airbag, ou fez seja, uma pequena bolsa de ar.

— Por que isso acontece? – perguntou uma das crianças.
— Achei que o saquinho ia explodir! – disse outra.

Luiz Guilherme explicou ao grupo que o vinagre e o bicarbonato juntos formam bolhas. A partir daí cada criança fez a sua própria experiência com o material que ele trouxe para todos.

Como as crianças ficaram interessadas em saber por que a mistura das duas substâncias resulta em um produto que borbulha, propus uma nova pesquisa à internet sobre o assunto. Descobrimos que este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico, que se decompõe em gás carbônico. É o gás carbônico que provoca as bolhas que fazem o saquinho fechado inflar. Na pesquisa vimos também que as bolhas lembram muito um vulcão em erupção.

— Mas o que é ácido carbônico? E gás carbônico?
— Eu acho que é um nome feio. Deve ser uma coisa ruim…

O assunto rendeu em sala. Luiz Guilherme ainda contou que existem outras “brincadeiras” com estes ingredientes e combinamos de fazer novas experiências. Ao final, perguntei para as crianças o que elas aprenderam:

— Eu aprendi o que é um airbag e que ele protege as pessoas no carro.
— Eu aprendi que devemos tentar de novo se a nossa experiência não der certo de primeira!
— Os nomes eu não sei dizer, mas o vinagre e o bicarbonato de sódio fazem umas coisas que dão bolhas…
— Fazer experiência é muito legal!

Essa turminha é muito curiosa e esperta. Aguardem mais notícias sobre as novas descobertas!

Professora Bruna Pellegrinelli

9135_08af6e57-92b5-411e-8b1f-f1df11c42336

9136_8dbc2996-af51-4103-b1fd-a8bcf8a7c588