De uma contação de história a (quem sabe?) um projeto de estudos…

Umas das atividades permanentes na rotina diária das crianças é a hora da contação de histórias. A Turma do Foguete adora esse momento e aguarda ansiosamente o final da aula para descobrir qual história será contada naquele dia.

Outro dia, separei para ler para as crianças a história do Lino, escrita e ilustrada por André Neves. O livro conta a intrigante história da amizade entre o porco Lino e a coelha Lua.

No final desse livro tem uma ilustração da lua. As crianças ficaram intrigadas e muito curiosas para saber por que a lua foi desenhada tão pequenininha (a lua desenhada era a minguante). Então aproveitei a oportunidade e decidi instigá-las:

— Por que será Turma do Foguete?

E várias hipóteses começaram a surgir…

— Ela fica grande só no dia que ela come tudo.
— Ela está pequena porque cada dia ela fica de um jeito no céu.
— Ela está pequena porque o planeta Terra está em cima dela.
— Ela está pequena porque está com vergonha, escondida atrás do planeta Terra.
— Ela está pequena porque o sol é uma bola de fogo e queimou ela.
— Ela está pequena porque o autor da história quis desenhar assim.

A partir daí expliquei para as crianças que eu também não sabia por que a lua estava desenhada daquela forma no livro do Lino e convidei-as para fazer uma pesquisa para descobrir. Logo, uma das crianças me perguntou:

— O que é pesquisa Marcella?

Quando a gente não sabe alguma coisa, procuramos a resposta nos livros, nas revistas, na internet… Isso é fazer uma pesquisa – expliquei para as crianças. Imediatamente outra criança disse que também poderíamos perguntar para um adulto, pois eles também sabem todas as coisas. Então expliquei que nem sempre os adultos sabem de todas as coisas, afinal de contas eu sou adulta e não sei a resposta. Diante dessa revelação, as crianças ficaram me olhando espantadas e admiradas. Será que temos um projeto de estudo vindo por aí?

Aguardem novas notícias!

Abraços!
Professora Marcella Grigorini

foto_3