A escolha do nome da turma é muito importante no processo de formação da identidade do grupo. É um momento em que aproveitamos para trabalhar muitas questões com as crianças, como a compreensão de que o nome tem que ter a ver com as características do grupo, que é um processo coletivo, que é preciso ouvir e respeitar a opinião do outro, o que nem sempre é fácil.
Como já é de costume, tudo que é proposto para essa turma é encarado com muita alegria e empolgação.
Conversamos sobre todos os nomes sugeridos pelas crianças e a cada ideia que surgia levantávamos os prós e os contras. E foi dessa forma que decidimos quais nomes deveriam ir ou não para votação.
Depois de muito papo – e de chegarmos à conclusão de quais nomes realmente tinham a ver com o grupo – estabelecemos as regras para a nossa votação. Definimos, por exemplo, que as sugestões menos votadas seriam eliminadas, até que sobrassem apenas duas opções. E, assim, Turma da Alegria e Turma do Alfabeto foram os nomes que ficaram na disputa. Quando finalmente chegamos nessa fase, decidimos fazer uma votação secreta para que a escolha de um não influenciasse na decisão do outro.
Entreguei para as crianças um papelzinho para que elas escrevessem o nome preferido. Em seguida, cada uma depositava o seu voto em uma urna que improvisamos em sala.
Iniciamos a contagem dos votos com muita empolgação e animação! A cada “cédula” aberta as crianças faziam uma verdadeira festa. Todos vibravam e torciam freneticamente pelo nome favorito.
Fim de votação e finalmente um campeão: Turma do Alfabeto!
A maioria comemorou e vibrou muito com a decisão, mas algumas crianças ficaram um pouco tristes porque Turma da Alegria não havia vencido. Uma delas até comentou que havia contado o fato para a diretora Helena e para a coordenadora Dedete, e que elas sugeriram que nossa turma poderia se chamar Turma do Alfabeto Alegre. Levamos a sugestão para o restante do grupo, que não aceitou a ideia. As crianças ainda disseram com muita maturidade: perder faz parte.
Essa turminha é mesmo surpreendente! As crianças escolheram um nome que tem tudo a ver com o momento de alfabetização que estão vivendo e ainda encararam com muita seriedade e maturidade o processo de votação.
Professora Marcella Grigorini
Fotos: Marcella Grigorini