Depois que as crianças encontraram um grilo na varanda da nossa sala, a turma ficou motivada para encontrar novos bichinhos pela Escola.
Por diversas vezes em sala de aula, as crianças pediam para procurar o grilo na varanda. Nesses momentos, explicava que tínhamos levado o grilo para o jardim do Recreio e que ele já não estava mais lá. Mas como as crianças não compreendiam somente com a explicação, deixei que explorassem o local à procura do grilo. Passado o momento de euforia, organizei uma roda de conversa com o grupo, que fez diversas perguntas:
— Juju, no pátio tem muitos bichinhos?
— Vamos procurar outro grilo?
Vendo o fascínio das crianças, resolvi propor uma atividade mais, digamos, investigativa. Dei uma lupa para cada uma delas e expliquei como poderíamos utilizar as lentes para encontrarmos outros bichinhos pela Escola. De imediato, o grupo ficou encantado com o objeto. As crianças manipularam, experimentaram, descobriram como utilizar a lente e só depois saíram pela Escola como grandes investigadores.
Para nossa surpresa, logo as crianças encontraram uma centopeia e, claro, várias formigas pelo pátio.
— Juju, a centopeia é marrom!
— Ela tem muitas perninhas!
— A formiga é bem pequenininha!
Durante esse momento de observação, uma das crianças começou a cantar a música da formiguinha espontaneamente:
“Fui no mercado comprar café
Veio a formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir.”
Com isso, resolvi reunir as crianças em torno do coleguinha que estava cantando para que todos aprendessem a canção.
Retornamos para sala cantando a música da formiguinha e colocando as mãos nos lugares indicados na letra da música. E quando cantavam “eu sacudi, sacudi, sacudi”, as crianças caíam na gargalhada!
A Turma do Coração e suas descobertas…
Abraços!
Juliana Xavier