Dando continuidade ao nosso estudo sobre os dinossauros, a pedido das crianças pesquisamos sobre o Giganotossauro e o Carcarodossauro. Para a nossa surpresa, descobrimos que, ao contrário do que vimos em nossa pesquisa anterior, esses não são os maiores dinossauros que já existiram.
Sabe o que nós descobrimos? Que é muito difícil encontrar uma só resposta. Primeiro porque alguns dinossauros eram maiores no comprimento, outros eram maiores na altura e outros eram mais pesados. Segundo porque os cientistas estão sempre fazendo novas descobertas sobre esses bichos.
Mesmo com as informações encontradas no material de pesquisa, as crianças não se conformaram e me pediram para continuar a procurar uma resposta mais específica. Afinal, alguém tinha que saber qual foi o maior dinossauro. Tentei convencê-las de que não precisávamos mais pesquisar sobre o assunto, mas não tive sucesso. Então resolvi atender o pedido do grupo e fiz uma nova investigação na internet. E não é que a nossa pesquisa deu resultado?
Encontramos em uma edição online da revista Super Interessante de 2016 a informação de que, em 2012, foi descoberto um fóssil do possível maior dinossauro que já existiu, um Titanossauro que viveu há mais ou menos 100 milhões de anos. Ele tinha aproximadamente 30 metros de altura, pesava 59 toneladas e media 85 metros da cabeça até a ponta do rabo. Era herbívoro e viveu na região da Patagônia, na Argentina.
— Argentina?! – interrompeu uma das crianças. Meu pai é de lá! – completou.
As crianças logo se interessaram pelo assunto e perguntaram onde fica a Argentina. Então pedi para a Stéfany (auxiliar da turma) buscar o globo terrestre na biblioteca da Escola e mostrei para as crianças onde fica a Argentina. As crianças ficaram empolgadíssimas e perguntavam, a todo instante, onde ficam os países que elas já conhecem.
— Marcella, onde é a Disney? E a França? E o Brasil?
Aproveitei o interesse do grupo para chamar a atenção das crianças para o fato de que a Argentina fica bem próxima do Brasil e levantei uma questão:
— Será que existiram dinossauros aqui no Brasil também?
As crianças olharam para mim espantadas, mas muito interessadas. Pronto! Agora já temos uma nova pesquisa para fazer. Aguardem as novidades!
Professora Marcella Grigorini