O desenvolvimento da linguagem oral e escrita é de suma importância para as crianças ampliarem as possibilidades de inserção e participação nas práticas sociais. Por meio da linguagem oral as crianças se comunicam, expressam seus desejos, vontades e emoções e socializam umas com as outras.
Diariamente as crianças da Turma da Música são estimuladas com diversas propostas de atividades e brincadeiras para que desenvolvam a linguagem oral. No início da manhã realizamos a construção da nossa rotina diária, sempre utilizando imagens relacionadas às atividades que acontecerão no dia. Em seguida fazemos uma roda de conversa e as crianças relatam suas vivências em casa. Na roda elas são estimuladas a contarem por que chegaram tristes ou chorando, a observarem quais colegas estão presentes ou ausentes, e a falarem sobre o que aconteceu com aqueles que faltaram.
Também faz parte da nossa rotina diária o trabalho com as cantigas de roda. Nesses momentos, geralmente falamos os nomes dos colegas ou realizamos alguma dinâmica em que todos possam falar o nome de um animal ou de uma fruta, de acordo com suas preferências.
A turma também adora brincar com a caixinha de parlendas surpresas. Nessa atividade cada criança escolhe uma cartinha que representa uma parlenda, em seguida recitamos a parlenda sorteada.
Outra atividade apreciada pelo o grupo é a brincadeira de encontrar as imagens que escondemos. Aproveitamos para falar sobre as imagens encontradas e nomeamos em roda o que foi descoberto.
O contato com a linguagem escrita ocorre em diversas situações no nosso dia a dia, como na construção do portfólio, na escrita de um recado para outra turma, na escrita dos nomes das crianças nas folhas de atividades e durante a contação de histórias, quando utilizamos os livros. Na contação de histórias também usamos fantoches, dedoches ou imagens. O ato de ouvir histórias é fundamental para o desenvolvimento da linguagem nessa etapa da Educação Infantil, pois é uma oportunidade para a criança explorar a imaginação e despertar a curiosidade.
O desenvolvimento da linguagem também ocorre durante as brincadeiras direcionadas ou livres. No momento em que as crianças elaboram o faz de conta, com o apoio de materiais estruturados ou não, as interações entre elas e, consequentemente, a fala são estimuladas. E enquanto brincam de faz de conta, as crianças ditam as regras e vão construindo seus papéis.
Esses momentos têm sido de grande importância e aprendizado para a Turma da Música no processo de desenvolvimento da linguagem.
Um abraço e até a próxima!
Professora Natália Sarmento
Fotos: Larissa Dias