No final do 1° semestre, certo dia estávamos cuidando do jardim do Recreio e encontramos um caracol que chamou a atenção das crianças pelo seu enorme tamanho.
As crianças o observaram durante um bom tempo e identificaram suas “antenas”. Elas também viram como ele se locomove e ficaram intrigadas com a sua concha.
No outro dia, antes de iniciarmos o lanche, resolvemos marcar o lugar onde ele estava com um palito de picolé. Ao terminarmos de lanchar, levamos pedaços de maçã e mexerica para o caracol, que comeu com bastante vontade.
Foi muito interessante, pois as crianças perceberam que ele tinha se afastado muito da marcação que havíamos feito. Então decidimos pegar um barbante para medir o espaço que o caracol havia andado e descobrimos que ele andou 1 metro e 18 centímetros em 30 minutos.
Depois que o caracol comeu o pedaço de maçã quase todo ele começou a cavar e a entrar dentro da terra. Fizemos uma placa para marcar o lugar onde ele estava cavando e durante toda a manhã as crianças puderam observar ele se escondendo aos poucos. Isso tudo aconteceu nos últimos dias de aula antes das férias.
A turma ficou bem curiosa e quis saber mais sobre o assunto. Por isso, registrei algumas das perguntas que as crianças fizeram:
— O que mais o caracol come, além de maçã?
— Por que ele entra embaixo da terra?
— Onde ficam seus olhos e orelhas?
— Caracol e caramujo são iguais?
— Por que ele deixa uma “gosma” por onde passa?
Quando retornamos das férias, em agosto, a turma logo quis saber do caracol. Procuramos por toda a extensão do jardim, mas não o encontramos. A coordenadora Fátima disse que ele saiu do jardim da Escola e, provavelmente, foi para a mata do mosteiro, que fica ao lado.
Mas a curiosidade em torno do assunto só aumentava. Então propus às crianças pesquisarmos sobre o assunto. E, assim, iniciamos o Projeto Encaracolados. O nome do projeto foi sugerido pelas crianças, depois que assistimos ao episódio Encaracolados, do Show da Luna (https://youtu.be/BDgbd3kPwpU).
Neste vídeo algumas das perguntas foram respondidas, mas outras surgiram, como por exemplo: caracol tem bumbum?
Pesquisamos na internet sobre o assunto e encontramos um vídeo do canal “Quintal do Willi” (https://youtu.be/ha8W2Jql-xg) que sanou algumas dúvidas das crianças.
Durante nossas pesquisas descobrimos que existem caracóis de vários tamanhos e fizemos uma comparação entre o tamanho das crianças e alguns caracóis.
Ao longo do estudo fizemos várias descobertas:
- Existem os caracóis que podemos comer e outros que são venenosos.
- Os cientistas estão estudando o seu muco (a gosminha) como medicamento cicatrizante.
- Já foi comprovado que este muco é um despoluente da natureza (Revista Superinteressante – out/2016).
- As diferenças entre o caracol, o caramujo e a lesma são as partes do corpo e o que eles têm dentro da concha.
Nosso estudo foi muito rico e muitas outras descobertas que fizemos fomos anotando e desenhando durante todo o processo.
Agora compartilhamos com vocês um pouquinho do que produzimos no decorrer das pesquisas desse projeto.
Abraços!
Turma do Recreio
Professora Alcione Aguiar
Imagens: Alcione Aguiar