Outro dia, em um dos nossos encontros de professoras, descobrimos que o 1º Ano estava estudando os animais que botam ovos na disciplina de ciências, enquanto que a turma do Maternal III estava iniciando um projeto de estudos sobre o mesmo tema.
É claro que decidimos propor para as crianças um encontro entre as turmas para que elas pudessem compartilhar o que estavam aprendendo.
As duas turmas aguardaram ansiosamente por esse encontro. No dia combinado, quando finalmente chegou a hora, fizemos uma grande roda. Logo no início da conversa todas as mãozinhas se levantaram pedindo permissão para falar.
Primeiro as crianças falaram quais animais elas já sabiam que botavam ovos. Na sequência uma das crianças do Maternal III compartilhou uma importante informação:
— Pessoal, eles são ovíparos!
Na conversa descobrimos, também, que a casca do ovo serve para proteger os filhotes. E mais: as fêmeas chocam seus ovos para eles ficarem aquecidos até o nascimento dos filhotes.
Depois de muita troca de informações uma das crianças do 1º Ano pediu a palavra e perguntou para o Maternal III:
— Vocês sabiam que alguns sapos botam ovos e outros não?
As crianças ficaram espantadas com essa informação! A surpresa foi tão grande que decidimos fazer uma pesquisa sobre o tema. E, claro, já deixamos outro encontro marcado para compartilharmos as novas descobertas.
Fizemos a pesquisa e preparamos um material muito interessante para apresentar às crianças das duas turmas. Vimos que o sapo que não bota ovos é de uma espécie nova e rara chamada sapo-vampiro. Os girinos dessa espécie já nascem “prontos” e não de ovos. As crianças ficaram encantadas com a nova descoberta!
Depois de muita conversa sobre o sapo-vampiro, uma das crianças do 1º Ano compartilhou outra informação:
— Vocês sabiam que o cavalo-marinho também bota ovos? A fêmea coloca os ovos dentro de uma bolsa na barriga do macho e depois de algumas semanas nascem minúsculos cavalos-marinhos. A gente descobriu isso na atividade do Para Casa!
Ufa! Quanto aprendizado e conhecimento as crianças de diferentes idades podem adquirir em um mesmo estudo!
E, para finalizar, ainda combinamos de fazer uma exposição conjunta para mostrar à comunidade escolar tudo que aprendemos. Em breve enviaremos um convite a todas as famílias! Não deixem de conferir!
Abraços!
Professoras Marilene Araujo (Maternal III) e Marcella Grigorini (1º Ano)
Imagens: Renata Heilbuth e Giselle Baeta