Em sua Introdução, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) descreve:
“O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.
Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.
Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.”
Veja aqui a constatação da curiosidade e do conhecimento das crianças no período recente de chuvas que estamos…
– “O que está acontecendo lá fora?”
– “Escuta!”
– “É a chuva”.
– “É o tovão”.
– “O tovão de novo”.
– “Lá na minha casa tem tovão”.
– “Lá na minha casa tem tovão também”.
– “Lá fora tem sol, cadê o sol?”
– “Foi embora”.
– “Tá escondido o sol”.
– “O sol tá escondido lá dentro da nuvem”.
– “O sol desapareceu na nuvem escura”.
Turma Maternal II, tarde, professora Antônia.