Hora da história

Contar, ler ou ouvir uma história é um ato simples, agradável e que todos nós amamos. Mas você já parou para pensar em tudo o que está por trás de uma simples história?

Se um adulto é capaz de ficar completamente absorvido ao ler um livro, imagine uma criança. Ela se sente dentro da história, ora vivendo um personagem, ora o outro. E junto com essa experiência a criança muda suas perspectivas se colocando no lugar do outro e, assim, podemos trabalhar sentimentos, emoções, condutas e muito mais.

O contato com os livros, com as imagens e a interação com as histórias auxilia no desenvolvimento emocional, cognitivo, intelectual e nas relações interpessoais. O hábito da leitura diária também contribui para ampliar o vocabulário, tanto na linguagem oral quanto na linguagem escrita, além de estimular a criatividade, a imaginação e de ser um momento prazeroso e divertido para a criança.

Aqui na Escola Recreio a hora da história faz parte da rotina diária de todas as turmas e são muitos os recursos usados neste momento tão especial! Às vezes a história é contada por meio da leitura, seja ela feita pela professora ou pelas próprias crianças, mesmo que de modo não convencional. Há também o momento das histórias inventadas, com ou sem imagens, em áudio livros ou pequenos vídeos, por recontos, teatros, etc.

Criar um lugar “mágico” e reunir o grupo para ouvir a história também faz parte desse momento. Às vezes a história é narrada em roda, outras vezes em cabanas. Também pode ser narrada na casinha do pátio ou até mesmo no jardim. Enfim, este lugar mágico pode ser onde a imaginação nos levar…

Esse contato constante com a palavra escrita contribui para despertar nas crianças o interesse pelas letras, seus sons e significados, e é um dos recursos utilizados na alfabetização.

Na nossa turma, toda semana as crianças escolhem e levam um livro para casa para compartilhar com as famílias. Essa é uma boa oportunidade para uma leitura na hora de dormir no aconchego da cama ou em outro momento agradável com família.

Na segunda-feira, quando o livro retorna para a escola, sorteamos uma criança para que ela faça o reconto da história para o grupo. Além do momento especial que criamos em sala, as crianças têm a oportunidade de exercitar a memória, a narrativa e outros posicionamentos frente ao grupo, já que neste momento ocupam o “lugar” da professora.

A Turma do Raio de Sol se diverte e aprende muito com esses momentos. As crianças estão cada vez mais animadas e seguras como contadoras de história. E os ouvintes? Ah, esses apoiam, aplaudem e se encantam com os colegas!

Abraços!

Professora Alcione Aguiar

Fotos: Alcione Aguiar

218904_afb334ec-fc0a-4cb6-b256-c6addb592d7d

218905_51170299-cc45-4213-af9c-40f283ec3fa5

218906_f1e7233b-5d61-465e-8038-02f97e928b71

218907_288ec961-6c3c-49aa-b265-0a748011f30e