O Recreio acredita que a Educação Infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento da autonomia e da identidade das crianças. No planejamento da rotina do dia, as crianças são convidadas e incentivadas a sugerir atividades e brincadeiras, participam da escolha dos temas dos projetos de estudo, da escolha do nome e da marca da turma e de vária outras situações, para o desenvolvimento da autonomia e do sentimento de pertencimento. Assim, elas passam da condição de sujeito passivo nas situações cotidianas, para sujeito ativo, capaz de colaborar com o grupo nas escolhas e decisões.
Para a Escola, a criança é um ser social pensante, que processa as informações do mundo que a rodeia com enorme capacidade criativa. E são muitas as oportunidades criadas para que elas possam identificar os próprios gostos e preferências, contrapor com as preferencias dos colegas e conhecer suas habilidades e limitações, reconhecendo-se como indivíduo, membro de um grupo social.
No Recreio, as crianças são estimuladas a desenvolver sua autonomia e construir a própria identidade, por meio de diversas atividades. Escolher o nome da turma, na qual estarão inseridas ao longo do ano, é uma delas. O processo que envolve a escolha do nome passa por uma série de acontecimentos até a decisão do grupo. A forma em que ele se desenvolve varia de acordo com a idade. Mas em todas as salas são as crianças que definem sua identidade, ou seja, como elas querem ser chamadas coletivamente.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, “o nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado”. E o nome da turma também traz esse simbolismo. É por ele que a criança se sente parte de uma unidade. Esse processo de escolha do nome do grupo ajuda a criança a perceber-se como membro de um círculo social e possibilita a construção da sua identidade em meio a outros núcleos.
Por isso, todos os anos, as crianças do Recreio participam desse processo democrático, de forma positiva, com autonomia, muita competência e com a maturidade que a idade lhes permite, aprendendo a lidar com as perspectivas pessoais e as do outro, além de se divertirem muito no decorrer do processo.