O projeto “Bichos que voam”, da Turma do Lobo, já não é apenas sobre os bichos que voam. Depois que as crianças descobriram em algumas pesquisas anteriores que alguns bichos voam, outros nadam e outros andam, a turma quis saber um pouco mais sobre a forma de locomoção dos animais e aprender sobre os bichos que nadam. As crianças descobriram que existem, inclusive, animais que se locomovem das três maneiras como é o caso do pato, por exemplo.
E a participação das famílias no desenrolar do nosso projeto tem sido fundamental. A partir do interesse da turma, pedimos que as famílias enviassem material de pesquisa sobre os bichos que nadam, na programação das atividades especiais do mês, e todos atenderam prontamente.
Em algumas rodas de conversa, analisamos todo o material de pesquisa vindo de casa e descobrimos que:
- Os animais aquáticos são aqueles que vivem quase que exclusivamente na água;
- Existem várias espécies de animais que são aquáticos, não apenas os peixinhos;
- Os animais aquáticos podem ser do mar (água salgada) ou do rio (água doce).
Mas a descoberta que mais intrigou as crianças foi saber que quase todas as espécies de animais são capazes de nadar. A maioria dos animais, quando são colocados na água, acaba nadando!
Descobrimos também que nadar é diferente de mergulhar. Para mergulhar os animais precisam saber respirar debaixo da água e essa habilidade só os animais aquáticos possuem.
A partir dessa informação uma das crianças chegou à conclusão de que “gente também é aquático porque sabe nadar na piscina e no mar, além de também saber mergulhar”. Ao ouvir essa observação do colega, outra criança imediatamente completou:
— O mergulho de gente tem que ser bem rápido porque senão a pessoa fica sem ar!
E assim iniciamos uma nova conversa sobre os cuidados que precisamos ter para nadar e mergulhar, mas essa é outra história…
A curiosidade da Turma do Lobo sobre o mundo dos animais não para. E agora? Quais serão as novas dúvidas ou descobertas dessa galerinha?
Aguardem novas notícias!
* Relato da professora Marcella Grigorini – Maternal III – turno da tarde.