Na Escola Recreio, todos os dias realizamos uma roda de conversa com a turma no início da manhã. É um momento rico, de muitas trocas, descobertas e aprendizados. Uma oportunidade para a criança se expressar, falar dos seus sentimentos, contar casos, ouvir os colegas e, igualmente importante, respeitar e esperar o momento de falar.
E foi exatamente em uma de nossas rodas de conversa, ainda no mês de fevereiro, que iniciamos o estudo “Minhas descobertas”. Tudo começou porque surgiu um assunto bem interessante na roda: por que todas as coisas têm um nome?
No decorrer da conversa uma das crianças fez a seguinte pergunta:
— Fana, por que eu tenho esse nome?
Sabemos que todos nós temos um nome que foi escolhido por nossas mamães, papais ou até mesmo por outros integrantes da família. Por isso, a partir deste questionamento, decidimos recorrer às famílias para darmos início ao trabalho, que teve como objetivo conhecer um pouquinho da individualidade, da história e das preferências de cada criança da turma.
Afinal, quem escolheu o nome de cada criança? Qual foi o motivo da escolha?
Após solicitarmos às famílias que enviassem um relato sobre o assunto, marcamos uma data para a leitura desses relatos em roda. No dia combinado, as crianças ficaram de olhos e ouvidos bem abertos, todas muito curiosas para saberem as respostas. O grupo adorou ouvir todos os relatos e gostou muito de saber quem escolheu o nome de cada um e o porquê da escolha. Foi um momento de muito aprendizado que aguçou ainda mais a curiosidade das crianças, pois o estudo não parou por aí!
Depois dessa conversa, outros temas foram surgindo para serem investigados e vários registros foram feitos, conforme detalhado abaixo:
* A história do meu nome
* O meu nome é…
* A primeira letra do meu nome é…
* Minha família
* Olha o meu tamanho no Maternal III
* Vejam como eu cresci…
* Meu autorretrato
* Com minhas mãos eu…
* Vejam o tamanho dos meus pés no Maternal III
* Quando estou na escola gosto de…
* Adoro cantar a música…
* Na turma dos Super-heróis eu sou…
* Minha cor preferida
* Minha fruta preferida
* Vejam minha turma no Maternal III
O trabalho foi desenvolvido aos poucos. A cada dia a Turma dos Super-heróis fazia uma nova descoberta, principalmente durante nossas rodas de conversa, quando surgiam muitas ideias e as crianças contavam as novidades e faziam inúmeras perguntas.
Ao mesmo tempo em que faziam seus relatos, explicavam, descreviam cenários, argumentavam, perguntavam e escutavam as falas dos amigos, as crianças desenvolviam a linguagem oral, ampliavam o vocabulário e trabalhavam diversas áreas do conhecimento. As trocas e as interações também contribuíram para o amadurecimento do grupo, tornando as crianças cada vez mais seguras das próprias opiniões e felizes no ambiente escolar.
O desenvolvimento deste trabalho foi muito significativo para a turma. Resgatar a história individual de cada criança foi uma maneira de valorizar a sua identidade e de mostrar que cada indivíduo, embora seja integrante de um grupo, tem histórias, sonhos e desejos que são exclusivamente seus.
O estudo foi realizado ao longo do primeiro semestre e foi muito rico e gratificante para todos os envolvidos. Para registrar cada tópico investigado, as crianças produziram diversos trabalhos artísticos. As produções foram transformadas no livro que intitulamos MINHAS DESCOBERTAS.
Foram momentos especiais, únicos e de muito aprendizado! Esperamos que vocês se encantem com as descobertas desses pequenos grandes artistas!
Professora Stefania Navarro
Fotos: Stefania Navarro