Mistura das cores – Turma do Lobo

Desde pequenas, as crianças são muito curiosas, gostam de investigar e adoram experimentar. Por isso, decidimos fazer uma experiência colorida na Turma do Lobo. O pontapé inicial da atividade se deu em função das observações espontâneas do grupo diante das produções artísticas com tinta. Era muito comum as crianças relatarem suas percepções em relação às transformações das cores no papel. Diante do interesse do grupo, criei algumas situações para que as crianças pudessem experimentar a mistura de cores.

Independentemente do resultado final, o processo de investigação também é importante e significativo. Durante as experiências, as crianças exploram os acontecimentos à sua volta e descobrem o novo. Para elas, que observam atentas e questionam a todo instante, as transformações a partir da mistura de cores são mágicas.

A experiência foi feita em etapas. A cada etapa, duas cores eram exploradas e misturadas e se transformavam em uma nova cor. E a cada nova mistura as crianças aguardavam, cheias de expectativas, a nova cor que ia surgindo…

Laranja, verde, roxo, cinza, rosa, verde claro, azul claro, lilás…

foto1

O passo seguinte foi propor às crianças que misturassem mais de duas cores para observarmos os resultados. Elas escolhiam as cores que queriam e eu ia acrescentando a tinta na cor branca ou o preta. Após algumas experiências, as crianças perceberam que, quando acrescentávamos a tinta branca, a cor ficava mais clara. Mas, quando acrescentávamos a tinta preta, as cores ficavam mais escuras. As crianças chegaram a fazer uma breve comparação das novas cores com o dia e a noite. Na concepção delas, as cores claras representavam o dia e as cores escuras representavam a noite.

E não é que faz sentido?

Abraços!