Não confunda – Turma dos Super-heróis!

As brincadeiras com rima fazem parte da infância. Desde bem pequenininhas, as crianças ouvem músicas com repetições de sons e participam de brincadeiras rimadas, tais como:

“Uni, duni, tê…”
“Um, dois, feijão com arroz…”
“Hoje é domingo, pede cachimbo…”

A rotina da Educação Infantil é permeada por músicas, trava-línguas, quadrinhas e parlendas, que, além de transmitir uma grande bagagem cultural, são divertidas e envolvem as crianças.

No 2º Período, jogos de repetição ritmados, como as trava-línguas, são muito utilizados, pois é nessa fase que as crianças conseguem perceber tais repetições e se divertem com o desafio de não enrolar a língua ao falar, por exemplo, “o peito do pé do pai do padre Pedro é preto”.

As brincadeiras de associações também contribuem para despertar a consciência fonológica (identificação dos sons das letras) da criança e para que elas comecem a formar as sílabas, auxiliando no processo de alfabetização.

Percebendo o interesse da Turma dos Super-heróis pelos livros de trava-línguas trabalhados em sala, especialmente pelo “Não Confunda”, de Eva Furnari, propusemos às crianças a criação de novos textos, baseados nos textos da autora, e o trabalho foi recebido com muito interesse e empolgação.

Além de se divertir muito com as “confusões” sonoras entre as palavras, as crianças tiveram a oportunidade de escrever textos com rimas próprias. Agora a Turma dos Super-heróis tem o seu próprio “Não Confunda”, que vocês conhecerão em breve.

Além do trabalho em sala, produzimos com a parceria da professora de Arte e Tecnologia, Simone Villani, uma adaptação do livro para levar para casa. E, para apresentar o trabalho para as famílias, o professor de Música, Reginaldo Costa, nos deu uma “mãozinha” compondo algumas músicas para uma apresentação especial. Foi um trabalho prazeroso e muito divertido!

Um abraço!

foto1