Desde o início do ano, a turma do 2º Período – turno da tarde – já pedia para estudar sobre o Egito. Fiquei muito intrigada com a insistência do grupo, mas pensei: puxa, que turma determinada! Eles já sabem o que querem estudar! Por outro lado, eu pensava: por que será que as crianças já têm um tema na ponta da língua?
Decidi então investigar o assunto e tive a ideia de conversar sobre isso com a professora anterior da turma, a Sônia, que já conhecia bem esse grupo. Então descobri que, no ano passado, durante a votação para escolher o que queriam estudar, o tema “derrotado” foi o Egito. Logo, percebi que esse era um desejo antigo das crianças.
A turma apresentou argumentos para a escolha (que foi muito rápida) dizendo que, este ano, seria a vez do grupo que “perdeu” escolher o tema que gostariam de estudar. E todos concordaram com a ideia.
Argumentações aceitas e desejos escutados, iniciamos uma discussão em roda para descobrirmos o que realmente o grupo quer saber sobre o Egito. Após nossa conversa, as crianças já apresentaram algumas dúvidas:
— Como é o Egito? Ele só tem areia? Tem coco? Tem palmeiras?
— Como é o rio Nilo?
— O que os faraós faziam? Eles viajavam?
— Onde moravam os faraós?
— Para que servem as esfinges?
Agora, temos um longo caminho a percorrer e vamos precisar da ajuda das famílias. Em breve, pediremos que enviem todo tipo de material sobre o Egito que possa enriquecer o nosso projeto de estudos. Fiquem ligados.
Um abraço!
Professora Maria Alice
* Relato da professora Maria Alice Duarte Brasil – 2º Período – turno da tarde.