Nossas aulas do programa Lego Education têm sido um sucesso. Logo na primeira aula, a turma fez lindas construções, após conversar bastante sobre o tema do dia (Cidades). E na segunda aula o tema da unidade foi Casas. Descobrimos diferentes tipos de casas, como as palafitas, as casas modernas, as casas de fazendas, as de tribos africanas, entre outras. A conversa foi longa e despertou o interesse do grupo sobre o assunto.
— Será que existem outros tipos de casa? – perguntei.
A turma se animou ainda mais com o tema depois dessa pergunta. Algumas crianças se lembraram dos iglus, dos apartamentos, de casarões antigos, de castelos e até mesmo das casas de joão-de-barro.
— Dedete, bichos também têm casas diferentes! – comentaram.
— Então as casas dos animais ou das pessoas são construídas de acordo com o lugar onde moram? – novamente problematizei.
As crianças ficaram pensativas. Então resolvi procurar imagens de diferentes modelos de casas para mostrar ao grupo e todos ficaram muito interessados nas casas do Japão, que têm telhados muito diferentes.
Ao ver imagens do interior das casas japonesas, logo uma curiosidade chamou a atenção das crianças. As mesas retratadas nas imagens eram baixas e tinham almofadas no lugar de cadeiras para sentar. Com isso, o rumo da conversa mudou um pouco e expliquei para as crianças que, na cultura oriental, é comum as pessoas se sentarem no chão, acomodadas em almofadas, para fazerem suas refeições. Também expliquei que esse é um costume japonês e que outras regiões e países têm costumes diferentes.
Nossa conversa foi muito produtiva e rendeu tanto que resolvi perguntar para as crianças se elas gostariam de saber mais sobre os tipos de casas. E não é que a ideia foi prontamente aceita? Agora vamos aguardar os materiais de pesquisa que virão de casa para saber em qual direção essa investigação irá caminhar.
Um abraço!
Professora Dedete Bentes