O Maternal III (manhã) já escolheu um nome para turma!

O Maternal III tem se mostrado muito animado e cheio de energia para o ano letivo. E a turma já escolheu um nome para representá-la. O processo de escolha do nome começou depois de constatarmos que o período de adaptação (em que chorinhos e pedidos de colo são muito comuns e atendidos com muito carinho) havia sido superado. Aproveitamos que a turma estava mais à vontade em sala de aula e começamos a investigar e a instigar as crianças a pensarem sobre o assunto, pois esse momento é muito importante para a formação da identidade do grupo.

A primeira pergunta feita para as crianças, em uma das várias rodas de conversa sobre o tema, foi se elas gostariam de continuar com o nome do ano anterior, ou seja, continuarem sendo chamados de Turma do Balão. Algumas crianças ficaram indecisas se queriam trocar de nome, outras se manifestaram, imediatamente, a favor da mudança. Como a vontade do grupo não foi unânime, propusemos então uma primeira votação para definir se a turma teria ou não outro nome. Prevalecendo a vontade da maioria, a turma decidiu que deveria escolher um novo nome para representar o grupo.

foto8

Por vários dias, as crianças apresentaram diversas opções e, com determinação, também defenderam suas sugestões. Os primeiros nomes cogitados foram: Turma do Cachorro; Turma do Foguete; Turma do Tubarão; Turma do Cavalinho; Turma da Pintura; Turma do Lobo; Turma do Abraço; Turma do Sapato; Turma do Peixinho; Turma da Tartaruga; e Turma do Leão. Ufa! Quantos nomes!

Com tantas opções, tivemos que realizar votações diárias para eliminar algumas e chegar a um número razoável. Os nomes menos votados foram, um a um, retirados do páreo, até que conseguimos chegar a apenas quatro: Turma do Abraço; Turma da Pintura; Turma da Tartaruga; e Turma do Foguete.

O próximo passo foi explicar para o grupo que faríamos uma votação “secreta”. Uma das crianças me perguntou o que significava essa palavra e, no mesmo instante, outra respondeu dizendo ser “uma coisa que era segredo e não podia contar nada para ninguém”.

foto8_1

Depois dos esclarecimentos, iniciamos então a nossa votação “secreta”. Organizamos uma mesa de votação e deixamos sobre ela algumas imagens dos nomes em disputa. Para votar, as crianças escolhiam o papel com o desenho que representava o nome escolhido e o depositava em uma lata reservada para essa finalidade.

Depois de muito mistério, contagem e recontagem dos votos, enfim, temos um resultado: TURMA DO FOGUETE!!!

Um abraço!
Professora Marcella Grigorini

foto8_2