Na Turma da Centopeia as crianças estão interessadas em conhecer o ‘mundo dos bebês’. O tema passou a ser tratado dentro de sala com mais frequência, após percebermos que várias crianças da turma estavam se comportando de maneira peculiar, com a descoberta de que ganhariam novos irmãozinhos. As crianças têm se mostrado mais atentas aos acontecimentos em casa, observando as mamães grávidas com curiosidade e muito ligadas às transformações no ambiente familiar para a chegada dos irmãos.
Com as mudanças no cotidiano da família, passou a ser comum em sala de aula as crianças brincarem de ‘cuidar’ dos colegas como se fossem bebês, a usarem as garrafinhas como se fossem mamadeiras, brincar de ‘amamentar’ as bonecas, dentre outras situações de brincadeiras com este contexto. As crianças imitam as falas dos irmãos mais velhos e os sons que os bebês emitem. Esses momentos têm sido enriquecedores, pois as elas estão se mostrando mais dispostas a ajudar os colegas, aceitando melhor a retirada da fralda, entre outras coisas.
O objetivo de trabalhar o tema com o grupo é contribuir para que as crianças se conheçam e compreendam, entre outras coisas, por que os bebês choram, dormem no berço, tomam mamadeira, comem papinha, usam fraldas, e por que elas já lancham sozinhas, usam calcinhas/cuecas ao invés de fraldas, enfim, por que se comportam de maneira diferente dos bebês.
Além de possibilitar o autoconhecimento, o trabalho visa estimular a linguagem oral e propicia maior interação entre a criança, a família e a Escola.
Um abraço!
Professora Juliana Xavier