No início do ano letivo as crianças vivenciaram os primeiros contatos com as novidades do 2° Período e as mudanças que aconteceram no grupo, como as saídas de alguns colegas e a chegada de um novo integrante à turma.
Nas primeiras aulas priorizamos a reconstrução das relações para que as crianças percebessem como um novo grupo poderia trazer diferentes possibilidades e experiências.
Aos poucos, a identidade do grupo foi sendo constituída e a partir daí a necessidade de um nome que representasse a turma que começava a surgir.
Quando lancei o assunto em roda, os alunos ficaram de pensar a respeito. Dois dias depois uma das crianças falou vagamente em Turma da Lua, mas, as próprias crianças concluíram que o nome não as representava.
A meu ver esse momento foi inspirador, pois a mesma criança sugeriu então o nome Turma dos Foguetes. A justificativa do aluno foi a de que a nossa turma é “rápida e esperta igual foguete”.
O grupo gostou bastante da sugestão e a decisão foi unânime. O novo nome já começou a ser utilizado e as crianças também já contaram orgulhosas para a comunidade escolar que elas fazem parte da Turma dos Foguetes.
Um abraço!
Professora Daniela Bracarense
Fotos: Daniela Bracarense