Os Beatles e o rock da barata

Desde o início do ano, as crianças da Turma do Cavalo embalam suas brincadeiras, e até mesmo o final da sessão de Psicomotricidade (Vivência), ao som do “Rock da barata”, de Weber Lopes. O “ié, ié, ié” super animado é entoado por todas as crianças e acompanhado por danças, pulos e sorrisos.

Outro dia, em uma roda de conversa sobre nossas músicas preferidas, as crianças se surpreenderam com uma informação trazida por um colega.

— A barata canta igual os Beatles!

Mas logo outra criança rebateu a informação dizendo que os Beatles não cantam o “Rock da barata”. Então fizemos uma breve pesquisa na Internet e descobrimos que a música “She loves you”, dos Beatles, possui no refrão o trecho “yeah, yeah, yeah”, que tem som parecido com o refrão da música de Weber Lopes.

Que surpresa!

Compartilhamos essa curiosidade com o professor de Música, Reginaldo Costa, que confirmou a informação e nos explicou tudinho. Ele disse que quem primeiro compôs a canção com o trecho “yeah, yeah, yeah” foram os Beatles, mas o cantor Weber Lopes pegou “emprestado” esse pedacinho da música dos Beatles e colocou na música dele, o rock da barata, em versão aportuguesada (ié, ié, ié). Reginaldo também nos explicou que, quando os autores usam partes de músicas que já existem em suas canções, eles estão fazendo, na verdade, uma paródia.

A Turma do Cavalo adorou essa descoberta!

Beijos da Turma do Cavalo

foto1